Pesquisas em Inteligência Artificial levam a Universidade para eventos na Ásia

Prof. Humberto Brandão representou a UNIFAL-MG em encontros na Índia e na China

O nome da Universidade ganhou visibilidade internacional em eventos envolvendo Inteligência Artificial e mercados financeiros realizados na Índia e na China, nos quais o professor do curso de Ciência da Computação, Humberto Brandão, foi convidado para visita técnica e para ministrar palestras e minicursos.

Conforme conta o professor Humberto, a rota de trabalhos iniciou-se com o contato com a empresa Optirisk Systems, que solicitou apoio do pesquisador na criação de robôs de investimento para mercados financeiros utilizando Inteligência Artificial. “A empresa possui sede em Londres e filial na Índia, por esse motivo, passei por Calcutta no início da viagem”, detalha.

Após cumprir a primeira tarefa no mês de fevereiro, o docente foi convidado pela empresa britânica organizadora de eventos UNICOM para ofertar um minicurso de Inteligência Artificial em Hong Kong (China) e em Bangalore (Índia), para um público-alvo formado por pessoas que trabalham em empresas do setor financeiro como bancos e fundos de investimento. Além do minicurso, o pesquisador ministrou palestra nos dois eventos sobre o tema “Por que a maioria das pesquisas científicas da área de investimento financeiro alcançam bons resultados em laboratório e falham no mundo real?".

“Na oportunidade, apontei algumas discrepâncias entre simulação e operação real cometidas com frequência por pesquisadores e publicadas em revistas científicas internacionais, além de indicar como contornar a maioria delas com objetivo de melhorar a qualidade dos resultados das empresas em seus setores de Pesquisa e Desenvolvimento”, detalha.

Já em Nova Delhi, Prof. Humberto visitou a empresa SMC Capital, que realiza investimento automatizado em alta frequência em diferentes mercados financeiros. “Lá pude negociar uma parceria com a SMC que está fornecendo dados para pesquisas na UNIFAL-MG, além de programar uma prestação de serviço na área para os próximos meses com a SMC na minha área de especialidade”, salientou.

Os estudos desenvolvidos pelo professor Humberto no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da UNIFAL-MG, com alunos do curso de Ciência da Computação, são frequentemente destacados na mídia pela relevância das pesquisas na área de Inteligência Artificial e Otimização (Pesquisa Operacional), as quais utilizam dados reais e complexos para resolver problemas. Em seu currículo, constam trabalhos conjuntos com instituições como o Hospital Albert Einstein e participações em competições internacionais na área de pesquisa aplicada, tendo vencido muitos dos desafios propostos.

Galeria de imagens

Imagens: Humberto Brandão, professor do curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG