Grupo PET Conexões de Saberes Poços de Caldas inicia projeto de Inclusão Digital

Desenvolvido em parceria com entidade, trabalho envolve crianças e adolescentes

O Grupo PET Conexões de Saberes do campus Poços de Caldas iniciou, recentemente, um projeto de Inclusão Digital destinado a crianças e adolescentes no bairro Jardim Kennedy II.

Desenvolvido em parceria com a Associação Bem Viver, a proposta é desenvolver um conjunto de ações voltadas à inclusão digital como um processo de construção e exercício da cidadania.

O professor Antônio Donizetti Gonçalves de Souza, tutor do Grupo PET, destaca entre os objetivos do projeto: oferecer as crianças e aos jovens da Associação Bem Viver orientação e cursos de curta duração sobre as principais ferramentas e aplicativos utilizados atualmente no mundo do trabalho e vida cotidiana; oferecer aos pais e adultos ligados à Associação Bem Viver orientação e cursos de informática de atualização e/ou iniciação criando mecanismos de inclusão digital; potencializar a oportunidade de empregabilidade aos alunos participantes, pois o conhecimento em informática tem grande importância atualmente no mundo do trabalho e, ainda, manter um grupo de manutenção, operação e melhoria das condições do espaço de informática existente na Associação Bem Viver. "O projeto visa contribuir para avanços sociais e melhor exercício da cidadania do público atendido por meio da qualificação dos moradores e possível ingresso dos mesmos no mundo de trabalho. Além disto, contribuir para a redução do abandono escolar dos alunos participantes do projeto e oportunizar futuras parcerias entre a Associação e a UNIFAL-MG", assinala.

A Associação Bem Viver é uma instituição sem fins lucrativos que atua na comunidade do bairro cujas ações são voltadas para a socialização dos direitos das crianças, adolescentes e adultos. Atualmente a instituição atende cerca de 80 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos da comunidade.

Nesta terça-feira, 12/09, foram iniciadas as aulas de informática em módulos para as crianças (06 a 10 anos). No mês de outubro serão atendidos os adolescentes e pais dos alunos. O módulo iniciado no dia 12, foi ministrado pelos petianos Hugo Martins do Carmo e Thamyris Pereira Mendonça.

Galeria de imagens

Com informações e fotos: Antônio Donizetti Gonçalves de Souza, professor do Instituto de Ciência e Tecnologia do campus Poços de Caldas, tutor do grupo PET Conexões de Saberes