PET-Odontologia celebra 25 anos de existência na UNIFAL-MG

Versão para impressãoEnviar por email
Data foi comemorada com palestras, homenagens e sorteio de brindes

Neste ano de 2017, o Programa de Educação Tutorial – PET do curso de Odontologia está celebrando 25 anos de existência na UNIFAL-MG. Para marcar a data, o grupo realizou um evento na sexta-feira, 23/06, no auditório Dr. João Leão de Faria na Universidade, que contou com homenagens a tutores e petianos, palestras, mesa-redonda e sorteio de brindes.

A comemoração teve início logo pela manhã, com uma cerimônia, da qual participaram: a pró-reitora de Graduação, Profa. Lana Ermelinda da Silva dos Santos, representando a Reitoria; o diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior; o segundo tutor da história do PET Odontologia, o professor aposentado Hélio Milício de Souza; a atual tutora do grupo, Profa. Daniela Coelho de Lima; e o petiano do 8º período, Kaíque Vinicius Gonçalves.

Saudando os participantes e colegas da mesa de honra, a professora Lana transmitiu os cumprimentos da Reitoria, agradecendo aos membros do grupo PET por darem continuidade ao programa. A pró-reitora de Graduação também falou sobre a importância do PET para a Universidade, observando o privilégio para aqueles que participam, pelas  oportunidades de enriquecer a sua formação e o seu currículo. “O programa é um diferencial para quem tem visão voltada para a academia, para a pesquisa e para aqueles que querem ser um profissional com uma formação mais complexa”.

Profa. Lana ainda comentou o apoio que a Reitoria dedica ao programa, mesmo enfrentando dificuldades em recursos financeiros para a manutenção do PET. “Além de apoiar o programa, a Reitoria reconhece a importância do programa para o curso de Odontologia e para a Universidade Federal de Alfenas, então fica aqui o cumprimento para aqueles que trabalharam e trabalham no grupo PET do curso de Odontologia e, que, brilhantemente, vem sendo desenvolvido dentro da UNIFAL-MG há 25 anos”, frisou.

O primeiro grupo PET do curso de Odontologia, formado por quatro bolsistas, foi criado em 1991, sob a tutoria do professor Vinícius Vieira Vignoli, que permaneceu à frente até o ano de 1993. Neste ano, a tutoria passou para o então professor Hélio Milício de Souza, que esteve na liderança por sete anos. Em 2001, assumiu a tutoria, o professor Alessandro Pereira, que ficou no cargo até o ano de 2007, quando o professor Wagner Costa Rossi Junior se tornou do grupo e exerceu a atividade até 2016. Neste mesmo ano, a professora Daniela Coelho de Lima assumiu a tutoria, sendo a atual tutora do grupo.

Em pronunciamento, Profa. Daniela resgatou o histórico do programa no Brasil, comentando o principal objetivo dos grupos que é o de promover a formação ampla de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes, bem como a melhoria dos cursos de graduação.

A atual tutora do grupo falou também sobre as principais vertentes trabalhadas no PET-Odontologia, constituído hoje por 12 bolsistas e um voluntário: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, segundo as quais, estão constantemente interligadas. “O grupo PET-Odontologia é um programa de comprovada excelência, o qual compromete-se em aprimorar os cursos de graduação e a formação acadêmica dos membros e todos os discentes da Instituição”, afirmou.

Entre as atividades em que os integrantes do grupo se engajam, há a ação “Odontologia de Portas Abertas (OPA)”, a “Sala Aberta”, o projeto de extensão “Mentes Brilhantes” e “Ciclo de Seminários Externos”. “Toda a comunidade, tanto acadêmica quanto alfenense, é alcançada através dessas ações”, enfatizou.

A professora Daniela também expressou gratidão por todos os envolvidos na história do grupo PET Odontologia na UNIFAL-MG. “Agradeço imensamente a todos os tutores e petianos que ajudaram a escrever a história do PET Odontologia ao longo de sua jornada nesse grupo, e aos atuais petianos, deixo aqui o meu muito obrigado por terem se unido, permitindo assim, a celebração desse momento tão importante para o grupo”.

O momento se encerrou com o descerramento da placa de homenagem aos 25 anos do PET-Odontologia, na qual foram gravados os seguintes dizeres do filósofo Platão: "A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento."

PROGRAMAÇÃO 25 ANOS

Após a cerimônia, o palestrante convidado, professor Marden Oliveira Bastos, explanou sobre o tema “A importância da Ortodontia na Odontologia”.

Graduado em Odontologia pela então, Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas – EFOA, o ministrante é especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Brasileira de Odontologia – Regional Campo Belo-MG, mestre em Ortodontia pela Faculdade de São Leopoldo Mandic, Campinas-SP. Na oportunidade, compartilhou seus conhecimentos e experiência com os participantes do evento.

No período da tarde, os petianos e demais acadêmicos do curso de Odontologia participaram também da palestra intitulada “Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial”, proferida pelo mestrando Nelson Pereira Marques, que possui Especialização e Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial, e é discente do Programa de Ciências Odontológicas da UNIFAL-MG.

Uma mesa-redonda sobre o tema “Reflexo do Programa de Educação Tutorial – PET na formação profissional” foi realizada na sequência, contando com a participação do ex-tutor, Prof. Alessandro Pereira; da ex-petiana e atual docente da Faculdade de Odontologia, Profa. Daniela Silva Barroso de Oliveira; o ex-petiano e atual residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Farmília, Geovanne Evangelista Moreira; sob a moderação da petiana Fernanda Thaís Ponpeo.

Durante o evento, a organização realizou ainda, Café Cultural, apresentações musicais e sorteio de brindes.

Galeria de imagens