PET-Enfermagem da UNIFAL-MG comemora 25 anos

Versão para impressãoEnviar por email
Conheça um pouco a trajetória de atuação do grupo na Instituição
Grupo PET-Enfermagem

O Programa de Educação Tutorial – PET do curso de Enfermagem está completando 25 anos neste ano de 2016. Para comemorar a data, a Assessoria de Comunicação Social, em parceria com os atuais integrantes do grupo, relembra alguns destaques da atuação do Programa desde sua origem na UNFAL-MG.

Criado em 1991, por meio de um projeto apresentado à Capes, o PET-Enfermagem foi elaborado sob coordenação da  professora Carmem Lúcia Alves. Durante sua trajetória, seis tutores se responsabilizaram pelo grupo: Profa. Lana Ermelinda da Silva Santos (1991-1998), Profa. Sueli Leiko Takamatsu Goyatá (1999-2001), Profa. Eliza Maria Rezende Dázio (2001-2005), Prof. Denis da Silva Moreira (2010-2014) e a Profa. Érika de Cássia Lopes Chaves, atual tutora.

Ao longo dos anos, o PET-Enfermagem foi responsável por agregar valores na vida acadêmica dos alunos da Universidade Federal de Alfenas, além de levar à comunidade extramuros os conhecimentos desenvolvidos. Já passaram por este grupo mais de 200 alunos, que foram contemplados com a bolsa PET, e que levaram à frente a tríade de princípios do programa - Ensino, Pesquisa e Extensão.

“Essa tríade é fator norteador das atividades desenvolvidas pelo programa, cada princípio, inter-relacionado ao outro, permite o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante a graduação, o olhar científico pesquisador, e o transferir de todo o aprendizado, tanto para os utilizadores da IES quanto para a população que constantemente necessita dos benefícios gerados pela universidade e levados a ela, por nós”, narra Sérgio Alves Dias Júnior, acadêmico do 9º período do curso de Enfermagem e membro do grupo PET.

A história do Grupo PET é marcada pelo desenvolvimento de inúmeros projetos de pesquisas e extensão, seminários, ciclos de oficinas e palestras, entre outras atividades, sendo a pesquisa e a extensão importantes fundamentos do programa. “No grupo PET-Enfermagem estas atividades têm sido desenvolvidas por todos os integrantes por meio de Iniciações Científicas de maneira individual e também coletiva, englobando todos os integrantes do grupo. O grupo tem buscado realizar a interface entre a extensão e a pesquisa e ainda submetido projeto a editais de fomento”, conta Sérgio.

Segundo o petiano, em 2012 um grande projeto de pesquisa com interface em extensão, denominado “Caminho, verdade e vida: Viva sem drogas” angariou recursos financeiros junto à FAPEMIG. O projeto foi desenvolvido no período entre fevereiro de 2013 e dezembro de 2014, e teve como público-alvo, adolescentes de uma escola pública da cidade de Alfenas. “Os resultados deste estudo apontaram indicadores que podem subsidiar medidas preventivas e de redução do comportamento de risco junto aos adolescentes, principalmente, para aqueles que vivenciam problemas em diferentes áreas da vida em decorrência do uso de substâncias psicoativas”, informa.

Neste ano de 2016, o grupo PET Enfermagem, juntamente ao PET-Engenharia de Alimentos da USP Pirassununga e o PET-Saúde da Criança da UNIFESP Santos, foi convidado a ministrar dois dias de oficinas no evento SudestePET, que reúne todos os grupos PET da Região Sudeste do Brasil. O evento ocorreu na Universidade de São Paulo campus São Carlos/SP, com a temática “Intervenção do PET na Saúde Pública”. “Os resultados da oficina foram surpreendentes, pois foi possível envolver estudantes, das mais diversas áreas, a esta temática que inicialmente acreditava-se estar relacionada apenas os cursos da saúde. Ao final da oficina o feedback dos participantes foi muito positivo, todos parabenizaram os grupos pet responsáveis pela elaboração e aplicação da mesma”, comenta o integrante do grupo.

Outro destaque dos trabalhos do grupo é o projeto “Acolhida ao Calouro”, desenvolvido em parceria com docentes da Escola de Enfermagem, que desde o ano de 2013, tem realizado a recepção e acolhida aos acadêmicos ingressantes no curso de Enfermagem da UNIFAL-MG. "A importância do mesmo é reconhecida pela necessidade de recepcionar e acolher os novos estudantes, uma vez que o ingresso na universidade é um momento de mudanças, adaptações e desafios acadêmicos, sociais e pessoais. É importante destacar as peculiaridades do curso, que tem recebido uma grande diversidade de estudantes quanto à origem, idade, crenças e, principalmente, profissionais de nível técnico da área que buscam a formação superior. Assim, de um lado estão aqueles alunos que não conhecem bem o curso, o que pode gerar evasão ou repetência, do outro estão aqueles que possuem anos de experiência na classe profissional e que se sentem desarticulados dos demais. Neste contexto, a atividade propicia a interatividade acadêmica com troca de conhecimentos e saberes, favorecendo a adaptação do novo estudante e contribuindo para a qualidade de formação", pontua Sérgio.

Também o projeto “Comunicação e Informação em Enfermagem”, desenvolvido pelo grupo PET-Enfermagem, sob a coordenação da Profa. Simone Albino da Silva, tem se inserido em espaço de destaque na Instituição. O projeto se pauta na necessidade atual de produção de conteúdo em saúde, baseado em evidência cientifica, para diferentes meios de comunicação, a fim de evitar interpretações erradas ou informações desprovidas de comprovação; o que pode colocar em risco a saúde das pessoas e perpetuar crenças inadequadas. Dessa forma, por meio do projeto, informações em saúde são comunicadas de forma objetiva e simples para pessoas que têm acesso à rede mundial de computadores.

Conforme menciona Sérgio, também não é raro se deparar com grandes enfermeiros e enfermeiras de sucesso que relatam a importância de terem feito parte de um grupo PET em sua formação acadêmica. “Na 32ª Semana de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, ocorrida de 17 a 20/05, durante apresentação da temática ‘Trajetória de Egressos do Curso de Enfermagem da UNIFAL – Percurso na Construção Política da Enfermagem’ todas as enfermeiras convidadas relataram o reflexo do grupo PET em suas carreiras, e o quão valoroso foi para que pudessem alcançar o sucesso profissional”, afirmou.

O integrante anuncia que ainda neste ano de 2016, os membros do grupo PET-Enfermagem estarão envolvidos na preparação e apresentação de oficinas com abordagem de diversos assuntos voltados para as áreas de Saúde e Enfermagem, sempre considerando a aplicabilidade na prática clínica; assuntos atuais e que sejam capazes de contribuir com a formação acadêmica e as exigências do mercado de trabalho. Esta atividade estará destinada a toda comunidade acadêmica da UNIFAL-MG, que poderá aprimorar os conhecimentos com conferencistas profissionais especialistas em diversas áreas do conhecimento, convidados pelo grupo PET. Para mais  informações, acompanhe na página: www.unifal-mg.edu.br/petenfermagem.

Oficina: Atendimento às Vítimas de PCR em Ambiente Hospitalar (SBV), organizada pelo PET-Enfermagem

Confira depoimentos de petianos egressos que se orgulham de dizer que fizeram parte deste grupo:

“O PET favoreceu minha evolução durante a graduação, tanto na parte acadêmica quanto na moldagem de um futuro profissional mais qualificado, preparado e acima de tudo mais humano.” (Caroline Freire Paulino).

“Participar do PET, foi uma experiência de extrema relevância, pois através dele, tive oportunidade de amadurecer como pessoa, enfermeira, pesquisadora e professora.” (Sara Rosado).

“O PET-Enfermagem foi uma das melhores experiências que poderia ter vivenciado aliada a graduação em Enfermagem. Ser petiana me proporcionou encarar desafios que iam além da grade curricular do curso, um verdadeiro “sair da zona de conforto” como aprender a lidar com pessoas com diferentes modos de pensar, diferentes formas de trabalhar.” (Milara Barp).

Com informações e fotos: Sérgio Alves Dias Júnior, acadêmico do 9º período do curso de Enfermagem da UNIFAL-MG e membro do grupo PET