PET Nutrição fomenta temáticas ligadas à Agricultura Familiar na Universidade

Encontro enriquece debate sobre a produção dos alimentos, a saúde e o meio ambiente

O grupo do Programa de Educação Tutorial - PET do curso de Nutrição está promovendo na Universidade, um encontro para debater o tema "De onde vêm os nossos alimentos e como estão sendo produzidos? Um enfoque interdisciplinar no Ano Internacional da Agricultura Familiar".

A atividade, que teve início nesta quarta-feira, (24), e se encerra hoje, (25), foi proposta visando o enriquecimento curricular dos alunos e de todos os interessados na temática que envolve a produção dos alimentos, a saúde e o meio ambiente, no ano em que se comemora internacionalmente a Agricultura Familiar.

Durante a cerimônia de abertura, ocorrida na manhã da quarta-feira, no auditório Dr. João Leão de Faria, os participantes prestigiaram as boas-vindas da vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo; da pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende; da diretora da Faculdade de Nutrição, Profa. Letícia Tamie Paiva Yamada; da coordenadora do curso, Profa. Gislene Regina Fernandes e da coordenadora do evento, Profa. Verônica Gronau Luz. Também integrou a mesa de honra, a acadêmica Samantha Maccarone, representante do PET Nutrição.

Profa. Magali destacou o trabalho que o curso de Nutrição e o grupo PET, realizam junto a Universidade, aproveitando a oportunidade para parabenizar os profissionais da área, pelo Dia do Nutricionista, celebrado no dia 31 de agosto e comemorado na ocasião.

A pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane, docente da Faculdade de Nutrição, manifestou satisfação por participar da abertura de um evento do curso e elevou o papel da Universidade na discussão sobre a origem dos alimentos e como eles estão sendo produzidos. Lembrando a relevância do tema, a professora citou que em 2012, foi publicado um “marco de educação alimentar nutricional” que trouxe à tona questões como a segurança alimentar nutricional - assunto que envolve desde a produção dos alimentos, a forma de elaboração, até a distribuição, o acesso e o destino dos resíduos.

A preocupação com a origem dos alimentos também foi ressaltada pela coordenadora do curso, Profa. Gislene, que falou sobre a importância do papel da Agricultura Familiar e da responsabilidade dos próprios nutricionistas na manutenção da saúde.

Explicando sobre a necessidade de saber de onde os alimentos vêm, a coordenadora do evento, Profa. Verônica, falou sobre a realidade que vivemos hoje e as alternativas que podemos encontrar a fim de contribuir para um ambiente mais saudável.

Ao final da cerimônia, Profa. Verônica agradeceu ao grupo PET pela organização do evento e também à Profa. Valéria Cristina Ribeiro Vieira, tutora do grupo, a quem convidou para dividir a leitura do trecho de um cordel que reflete sobre os agrotóxicos e o agronegócio.

Agrotóxicos, tipos e formas de agricultura

Os convidados no período da manhã desta quarta, foram: Dr. Dany Sílvio Amaral da Prefeitura de Belo Horizonte, que falou sobre o tema “Os agrotóxicos: entendendo os tipos, o tempo de carência e os perigos” e Profa. Ana Rute do Vale do curso de Geografia da UNIFAL-MG, que proferiu a palestra intitulada “Conceitos e definições dos tipos de agricultura e formas de produção (definição de agricultura familiar, assentamento, quilombola, agricultura tradicional, orgânica, agroecológica, permacultura)”.

Ainda pela manhã, a organização promoveu Mesa de Diálogo com o representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Bruno Diogo e com Prof. Eduardo Figueiredo do curso de Farmácia da UNIFAL-MG.

À tarde, os participantes assistiram à palestra “A relação alimento e agrotóxico: o que afeta na biodisponibilidade de nutrientes e na saúde?,” ministrada pelo Prof. Luciano Bruno de Carvalho Silva, do curso de Nutrição da UNIFAL-MG; e realizaram atividade prática na oficina de Compostagem com Rômulo Spuri, mestrando em Ecologia e Tecnologias Ambientais da UNIFAL-MG e Nathan Dourado, do curso de Geografia da Universidade.

Atividades como tertúlia sobre os temas “Agricultura Familiar na feira livre de Alfenas”, com a presença do mestrando em Planejamento Territorial da UFABC, Cesar Favarão e “Atividades Educativas para agricultores da agroindústria familiar” com a Profa. Gislene Fernandes do curso de Nutrição também foram realizadas.

A quarta-feira contou ainda, com a participação de Kelson Serafini Lucas do Instituto Federal Sul de Minas - Machado e Renato Moreira do MST, que fecharam as atividades do dia na Mesa de Diálogo.

Na programação desta quinta-feira, mais convidados e temas sobre segurança alimentar e nutricional, agricultura familiar e produção.

Confira aqui!