PET-Letras promove I Jornada Científica de Letras na UNIFAL-MG

O objetivo do evento é promover reflexões acerca de áreas profissionais e formação continuada em Letras

Professores Fernanda Ribeiro, Eloésio Paulo e Rosângela (ao centro) com os petianos do curso de Letras

Alunos, professores e pesquisadores de diferentes linhas temáticas da área de Letras estão participando durante esta semana, da I Jornada Científica de Letras, promovida na UNIFAL-MG.

O evento, organizado pelo grupo PET (Programa de Educação Tutorial) do curso de Letras, sob a coordenação da Profa. Rosângela Rodrigues Borges, teve início na quarta-feira, 28/11/2012, no auditório Dr. João Leão de Faria, onde foi realizada a solenidade de abertura, com apresentação da Companhia Mineira de Ballet Rosana Moterani, seguida de discussões com convidados em mesa-redonda e o lançamento de livro “Jornal para Eremitas”, de autoria do professor da casa, Eloésio Paulo dos Reis.

Na oportunidade, Profa. Rosângela agradeceu a presença dos convidados e, também, dos professores e petianos que se envolveram na realização da jornada.

Compondo a mesa de honra, a pró-reitora de Extensão, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna, destacou a atuação do grupo PET-Letras e da Profa. Rosângela na coordenação, lembrando que a contribuição da equipe no “Cursinho Preparatório para o ENEM”, deu uma “nova cara” ao projeto.

A coordenadora do curso de Letras, Profa. Fernanda Aparecida Ribeiro, também ressaltou o trabalho dos petianos, falando sobre o empenho que demonstraram na organização do evento. Profa. Fernanda enfatizou a elaboração criativa da programação, apresentada em forma de jornal, afirmando que ficou surpresa com o resultado.

Prof. Ítalo Oscar Riccardi León, do Departamento de Letras, manifestou satisfação em participar das atividades da jornada, parabenizou o grupo pela realização e desejou aos participantes bom aproveitamento dos trabalhos.

Na sequência, o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria, saudou a Comissão Organizadora, agradecendo a Profa. Rosângela, pelo trabalho consistente que vem realizando com o grupo PET-Letras na universidade. Prof. Paulo Márcio comentou sobre a capacidade que os grupos petianos têm de trabalhar de forma articulada na instituição, e destacou a importância dos programas PET e PIBID para a UNIFAL-MG.

O reitor também deu boas-vindas à convidada da noite, Profa. Greciely Cristina da Costa, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, da Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS, parabenizou o envolvimento da Associação dos Docentes – ADUNIFAL no evento e falou sobre o lançamento da obra do Prof. Eloésio.

Em seguida, os pesquisadores convidados iniciaram as exposições na primeira mesa-redonda da jornada, moderada pela Profa. Kátia Aparecida da Silva Oliveira, sobre o tema “Discursos, representações e processos identidários”. Prof. Daniel Mazzaro da UNIFAL-MG falou sobre seu trabalho intitulado “Análise do discurso e imaginário sobre a homossexualidade masculina”, e a convidada, Profa. Greciely Cristina da Costa, apresentou o tema “Discursos sobre a milícia: sentidos entre a lei e o crime”.

Após as discussões, Prof. Eloésio lançou a obra “Jornal para Eremitas” (editora Móbile Editorial), quarta coletânea de poemas do autor, conhecido pelo tom bem-humorado que utiliza em seus textos. A cerimônia contou com debate e sessão de autógrafos.

A I Jornada Científica de Letras, que tem como objetivo promover reflexões acerca de áreas profissionais e formação continuada de professores da área, divulgando os trabalhos de iniciação científica de graduandos e de professores pesquisadores, também incluiu em sua programação apresentações de trabalhos, minicursos, oficinas.

O encerramento será hoje, 30/11, a partir das 19h, no auditório Dr. João Leão de Faria com a conferência de Marcos Marcionilo (Parábola Editorial) sobre o tema "Editor: quem é? como se forma?".

Mais informações no endereço: http://jcdeletras.wix.com/2012
Por: Ana Carolina Araújo