Poços de Caldas sedia evento nacional no setor de mineração e metalurgia

Versão para impressãoEnviar por email
Organizado pela UNIFAL-MG, evento foi aclamado pelo público por alto nível de trabalhos

Mais de 600 pessoas participaram da 26ª edição do Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa (ENTMME), que foi sediado na cidade de Poços de Caldas, sob a organização da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, entre os dias 18 e 22/10.

Aclamado pelo público pelo alto nível de trabalhos apresentados, o evento, que objetivou proporcionar um ambiente de troca de conhecimentos e divulgação tanto de trabalhos científicos quanto da atividade mineral e metalúrgica, contou com atividades técnico-científicas como cursos, palestras, visitas técnicas, feira de patrocinadores e jantar oficial.

De acordo com a presidente da Comissão Organizadora, Profa. Daniela Gomes Horta, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), o encontro recebeu 400 resumos de trabalhos, dos quais 274 foram selecionados para publicação nos anais do 26º ENTMME.

Nos três dias de evento aconteceram sessões plenárias, que foram ministradas por convidados especiais com referência no setor de mineração e metalurgia.

 

18/10 - Abertura

A solenidade de abertura aconteceu no domingo, 18/10, no Palace Casino. Reunidos no salão nobre da construção histórica, os congressistas prestigiaram a composição da mesa e o discurso das autoridades presentes. Em seguida, a apresentação do “Quinteto de Metais e Percussão”, do Conservatório Musical de Poços de Caldas, encantou a plateia com temas de filmes e músicas regionais do nordeste brasileiro. Mais tarde, a Banda Piepexers, cujos músicos são professores e estudantes do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG, animou a noite enquanto todos desfrutavam do coquetel de abertura do evento.

Estiveram presentes na cerimônia e compuseram a mesa de autoridades: o vice-diretor do campus de Poços de Caldas, Prof. Leandro Lodi, o diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia, Prof. Cassius Anderson Miquele de Melo, o prefeito de Poços de Caldas, Eloísio do Carmo Lourenço, o secretário de turismo de Poços de Caldas, Geraldo Rômulo Vilela Filho, o diretor do departamento de transformação e tecnologia mineral do Ministério de Minas e Energia, Elzevir Azevedo Guerra, o presidente do Centro de Tecnologia Mineral do Rio de Janeiro, Fernando Antonio Freitas Lins, o diretor global de exploração da VALE, Márcio Godoy, o representante da CAPES, Carlos Hoffman, a presidente da Comissão Organizadora do 26º ENTMME, Profa. Daniela Gomes Horta e o vice-presidente da comissão, Prof. Maurício Bergerman.

Tanto a presidente da Comissão, Profa. Daniela, quanto o vice, Prof. Maurício, enfatizaram em seus discursos como foi trabalhar durante dois anos, diariamente, para que o evento acontecesse e fosse acessível a pesquisadores, profissionais e estudantes. Eles agradeceram aos colegas das comissões organizadoras e técnicas, lembrando a rica colaboração de cada um. “Espero que nossos objetivos sejam alcançados durante o evento e que possamos proporcionar condições ótimas para a apresentação dos trabalhos publicados e intercâmbio de conhecimento técnico e científico”, disse Profa. Daniela.

Durante a solenidade de abertura também, foi entregue o prêmio Slawomir Dominik Piatnicki, instituído em 2009 na edição do evento em Gramado. O prêmio é dedicado a grandes pesquisadores da área que contribuem com produção científica, capacidade de formar profissionais qualificados e desenvolvimento tecnológico dos setores mineral e metalúrgico brasileiros.

A premiada foi a professora Virginia Sampaio Teixeira Ciminelli da UFMG, que revelou grande alegria ao receber o prêmio: “O ENTMME não apenas é o evento mais importante da minha área de atuação. Foi o evento em que eu fiz minha 1ª apresentação de trabalho técnico ainda estudante. Esse reconhecimento traz satisfação mas também muita responsabilidade”.

 

Saiba mais

19/10

Na segunda-feira, 19/10, Evandro Costa e Silva, do Departamento de Exploração e Projetos Minerais da Vale S.A., apresentou o projeto de Alan Souza, sobre “Os desafios do processamento em umidade natural/rotas de mínimo consumo de água”. Evandro ressaltou a importância de pesquisas como essa e lembrou a todos de que a água é um bem finito, de grande valor econômico e essencial para as atividades humanas. “Além do conflito entre mineração e os impactos nos recursos hídricos, precisamos ter em mente que a água não é gratuita. Não podemos falar em mineração sem mencionar custo”, lembrou o representante da empresa patrocinadora diamante do evento.

20/10

Na terça, 20/10, a sessão plenária foi ministrada por Alex Moreno, da SNF Flomin, que falou sobre os “90 anos de uso do xantato na flotação de minérios”. De acordo com ele, o xantato é um dos principais reagentes usados na flotação de sulfetos de cobre, ouro, níquel, chumbo e zinco e seus principais usos são na produção de papel celofane, a partir da celulose, na mineração, na vulcanização de borracha e em inseticidas e pesticidas. (A Flomin disponibiliza um autotreinamento on-line sobre xantato, para os interessados, o site é www.xantato.com.br).

21/10

Denilson Moreno, da Haver e Boecker Latinoamericana, foi o palestrante do dia 21/10, oportunidade em que falou sobre a “peneira excêntrica circular na classificação do minério de ferro com umidade natural”. Durante a apresentação, Denilson mostrou as diversas peneiras da empresa e falou sobre a teoria básica do peneiramento.

Já as sessões de apresentação de trabalhos, que envolveram assuntos como caracterização, geometalurgia, cominuição, flotação, tratamento de efluentes, hidrometalurgia, fertilizantes, entre outros, foram abertas por professores e profissionais convidados para o evento devido suas contribuições em produção científica. 

A sessão de pôsteres contemplou 141 trabalhos. Dentre os quais, o do professor da UNIFAL-MG, Leonardo Henrique Soares Damasceno, que apresentou o "Efeito da fonte externa de carbono na partida de reatores UASB em condições ácidas no tratamento de drenagem ácida de minas”, cujo autor principal é seu aluno de mestrado, Daniel Fernandes Novais Pimenta, que também teve como coorientador, o professor Marcelo Zaiat da USP.

Segundo Prof. Leonardo, a intenção é testar sistemas sem necessidade de aumentar o ph para, posteriormente, fazer aplicação em uma planta industrial. “Em médio/longo prazo pensamos em executar o trabalho na INB, em Caldas. Já temos dados promissores para esse sistema”, afirmou o professor. Em relação ao evento, o professor Leonardo não poderia estar mais feliz. Nas palavras dele: “O evento é um marco para o campus de Poços, é o primeiro desse porte que organizamos. Visto a bons olhos, toda a comissão organizadora está de parabéns, superaram as expectativas."

Workshop de Educação em Engenharia de Minas

Paralelo ao 26º ENTMME, aconteceu o 1º Workshop de Educação em Engenharia de Minas, que teve como tema “Rumos da Engenharia de Minas no Brasil”. O objetivo foi reunir professores, pesquisadores e estudantes para uma discussão sobre o ensino na área de mineração e seus desafios.

O workshop foi coordenado pela professora Carolina Del Roveri, e contou com a colaboração do professor Luiz Carlos Rusilo, ambos da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas. Na oportunidade, Profa. Carolina afirmou que há muitos eventos de educação em Engenharias, mas nenhum específico para Engenharia de Minas e por isso é tão importante abrir espaço para discutir o tema. “A grande maioria dos professores que trabalham com ensino de Engenharia não possuem formação em Educação. Daí a dificuldade em alcançar um nivelamento do ensino nos cursos”, lembrou a professora que apresentou “A proposta da Engenharia de Minas como curso de segundo ciclo na UNIFAL-MG”.

Vale mencionar que professores e estudantes do curso de Engenharia de Minas da Instituição, desenvolvem há um ano o projeto de extensão “Clube de Mineralogia”, que prevê ações na comunidade poçoscaldense – como exposições e visitas ao campus universitário – a fim de transmitir noções de mineralogia para crianças e adultos.

A próxima edição do Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa ocorrerá de 22 a 26 de outubro de 2017, em Belém-PA, maior centro cultural e turístico do norte do país.

Confira mais detalhes

Patrocinadores e Apoio

As empresas de apoio e patrocinadoras elogiaram a organização do evento, tanto na seleção dos trabalhos de pesquisa quanto no tratamento dado aos participantes, que desfrutaram confortavelmente da programação técnico-científica e da cidade de Poços de Caldas.

Abaixo alguns depoimentos coletados durante o encontro:

“O CETEM está com uma nova missão e visão. Estamos, no momento, reestruturando a casa para o plano de 2016-2025. Como fazemos muitas pesquisas, o ENTMME, assim como outros eventos, nos proporciona divulgá-los, de modo que beneficie a sociedade e o setor de Mineração”.

Renata Queiroz Affonso, setor jurídico do CETEM, empresa de apoio

“O evento está nos proporcionando fazer novos contatos e divulgar a empresa de consultoria”.

Adriano Viana Espeschit, Diretor executivo da J.Mendo Consultoria, empresa de apoio de mídia

“O evento está ótimo e os técnicos que estão participando elogiaram bastante o nível dos trabalhos. É muito bom para trocar conhecimentos e adquirir novos. O ENTMME é uma forma de divulgação para a WEIR, mas a principal vantagem em participar é estar próximo dos estudantes, de quem está se formando. É interessante nos aproximarmos do meio acadêmico para saber o que há de novo no mercado e em pesquisa”.

Luiz Carlos Manara Jr., analista de marketing da WEIR Minerals, empresa de apoio

“Nós viemos para o 26° ENTMME com três intenções: trouxemos para cá parte de nossas novas tecnologias, com o estande conseguimos divulgação da empresa e com os professores e pesquisadores temos a oportunidade de ajudar a fazer uma melhoria no mercado nacional da área”.

Dario Abelha, gerente de vendas e aplicação da Haver e Boecker, patrocínio prata

“O evento está sendo muito bom. Está mais interessante do que uma grande feira de mineração em que todos ficam dispersos. Aqui é mais direcionado facilitando a atuação dos técnicos da empresa”.

Guilherme Dall’Ovo, gerente de vendas da SNF Flomin, patrocínio ouro

“É um orgulho para nós participarmos de mais um ENTMME, um dos eventos de maior relevância para o nosso setor. Temos certeza que o momento é de troca de saberes e experiências que irão contribuir para a qualificação do trabalho de todos os participantes”

Ricardo Vinhal, gerente geral das Unidades de Mineração de Bauxita da Votorantim Metais, patrocínio prata

“O evento está excelente, de uma riqueza de trabalhos enorme que engrandece ainda mais a missão do ENTMME. Como empreendedor é muito gratificante poder mostrar a todos que passam por aqui que é possível começar algo muito bom mesmo em um ambiente considerado de crise para a mineração. Nós da CAVE estamos conseguindo desenvolver nosso trabalho e eu estou muito feliz por isso”.

Danilo Ferreira da Cruz, engenheiro de minas da CAVE – Agronomia, Mineração e Meio Ambiente, empresa de apoio

“A Metso está participando do 26º ENTMME como patrocinador, mas também apresentando trabalhos. O melhor do evento é a troca efetiva de conhecimentos na área, face a face é mais eficaz do que por telefone ou e-mail. Aqui podemos avançar no trabalho tanto profissionalmente – cliente e fornecedor, quanto na área técnica de pesquisas”.

Renato Oliveira, engenheiro de processos da Metso, patrocínio prata

“Para nós da CAVE está sendo um evento muito importante. Além de adquirir novos conhecimentos, estamos tendo a oportunidade de divulgar a empresa e fazer novos contatos, criando oportunidades de negócios”.

Rodrigo Jorge de Oliveira, engenheiro de minas e engenheiro ambiental da CAVE – Agronomia, Mineração e Meio Ambiente, empresa de apoio

Com informações e fotos: Luciana Costa de Resende, jornalista do 26º Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa