Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas recebe 1º aluno de doutorado estrangeiro

Vinda de discente integra ações do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UNIFAL-MG recebeu, na primeira quinzena de março, seu primeiro aluno de doutorado estrangeiro, o colombiano Elkin José Torres Sierra, químico-farmacêutico e mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Cartagena. O novo discente da Instituição será orientado pelo Prof. Diogo Teixeira Carvalho, e co-orientado pela Profa. Márcia Paranho Veloso, também da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, e pelo Prof. Marcos José Marques, do Instituto de Ciências Biomédicas.

De acordo com o Prof. Diogo, a pesquisa de Elkin abordará a obtenção de novas substâncias potencialmente bioativas. “Especificamente, o trabalho de tese tratará de estudos aprofundados de otimização da atividade biológica de um produto sintético inédito ativo contra os parasitas causadores de leishmaniose e da doença de Chagas, o qual foi obtido em um trabalho recente também orientado por mim”, explicou o professor do PPGCF.

A vinda do doutorando colombiano integra as ações do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Bolsas Brasil-PAEC OEA-GCUB), que foi colocado em prática na pós-graduação da UNIFAL-MG em 2016, com a matrícula da primeira discente estrangeira no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química. Segundo a coordenadora de Pós-Graduação, Profa. Isarita Martins, nos anos de 2017∕2018, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação destinou parte do orçamento para o pagamento de dois bolsistas de doutorado e oito de mestrado, selecionados pelo PAEC-GCUB, como política de consolidação da pós-graduação, “uma vez que a participação nesse programa é uma das ações que contribui para a transformação da UNIFAL-MG em um ambiente científico-internacional de formação de recursos humanos e produção de conhecimento”.

Vale destacar que, nos últimos oito anos, a UNIFAL-MG deu um salto significativo em seu processo de inserção internacional. O assessor de Relações Interinstitucionais, Prof. Masaharu Ikegaki, afirmou que tal expansão é fruto de muito trabalho e parcerias entre as Pró-Reitorias de Graduação e Pesquisa e Pós-Graduação: “foram implementados programas de mobilidade internacional e, pela primeira vez na UNIFAL-MG, estabelecemos parcerias que possibilitaram enviar nossos estudantes e receber estudantes estrangeiros por meio de programas, como o BRACOL e o BRAMEX, nos diversos cursos de graduação, e o PAEC-OEA-GCUB”.

Além disso, a participação da Universidade em tais programas aumenta sua visibilidade internacional, despertando o interesse de outros candidatos. “Dessa forma, recebemos candidaturas avulsas de programas como o PEC PG e também por iniciativa pessoal dos estudantes”, contou o assessor. Ainda de acordo com Masaharu, foram firmados vários acordos de cooperação com universidades europeias (Lisboa, Porto, Minho, Granada, Santiago de Compostela, Bolonha, Messina, Andorra), norte-americanas (Geórgia e Central da Flórida) e latino-americanas (Valparaiso, Santander, Pedagógica Nacional), o que possibilita o intercâmbio de pesquisadores, o desenvolvimento de pesquisas conjuntas e a mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação.