Pós-Graduação em Química realiza a primeira defesa de doutorado sanduíche

A primeira tese totalmente redigida em inglês foi defendida pelo acadêmico João Baldim

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG, João Baldim, defendeu sua tese de doutorado com período sanduíche realizado na University of California, Santa Cruz (UCSC), um dos maiores polos de atuação científica multidisciplinar. Tendo como orientadores, a professora Marisi Gomes Soares, do Instituto de Química da UNIFAL-MG e o professor Roger Linington (UCSC), o trabalho referente ao período de doutorado foi concluído com êxito, criando uma rede de colaboração internacional.

Intitulado “Bioinformatics Applied to Natural Products Discovery Processes: Sistematization, Biosynthetic Evidences, and Isolation of Promising Species”, o trabalhado defendido trata de análises genômicas em microrganismos de interesse para o conhecimento da capacidade de produção de compostos de interesse farmacológico, com ênfase em peptídeos não ribossomais, pois os compostos com maior influência na saúde humana são desta classe. No projeto de tese, uma nova técnica foi criada para análises de diferentes microrganismos na produção destes compostos. A técnica chamada XPAIRT (eXPAndable Identification of nonRibosomal peptides Tendencies) identifica, por índice de similaridades (Jaccard Index) e por gráficos de network, a formação de grupos de características similares e como o genoma carrega informações similares para as enzimas biosintetizarem novos compostos. Com isso, foi possível classificar espécies de acordo com a potencialidade de produção de novos compostos. A técnica XPAIRT foi desenvolvida com o intuito de se tornar uma técnica básica de laboratórios na descoberta de novos compostos possibilitando o desenvolvimento de métodos de isolamento dos microrganismos mais promissores.

Este projeto está em contínuo desenvolvimento na Universidade e com o grupo de pesquisa do professor Roger Linington, hoje na SFU-Canadá.

“É importante que a ciência brasileira atinja horizontes maiores. Sou orgulhoso de ter tido a oportunidade de me tornar doutor na Universidade Federal de Alfenas. Tive a chance de conhecer a ciência de lugares que são referência em nosso planeta. Portanto, para mim, criar algo novo e divulgar a tese em inglês, o idioma universal da ciência, foi um modo de dizer o quanto sou grato pelo incentivo direto da minha orientadora e de todos na UNIFAL-MG. Penso sempre em uma via de mão dupla. A Universidade me proporcionou a chance de evoluir cientificamente, e eu devolvi um trabalho que pode expandir horizontes e ser divulgado cientificamente sem fronteiras carregando o nome UNIFAL-MG”, diz João Baldim, que agora dá continuidade aos projetos relacionados à tese.

O trabalho foi defendido e aprovado dia 06/05, sendo a banca composta por cientistas ilustres da ciência brasileira: Profa. Luciana Gonzaga de Oliveira (Unicamp), Profa. Mônica Tallarico Pupo (USP), Profa. Ana Carolina Barbosa Padovan (UNIFAL-MG) e Prof. Angel Maurício Castro Gamero (UNIFAL-MG), tendo como presidente da banca, a orientadora Profa. Marisi Gomes Soares.

Um dos artigos oriundos deste trabalho foi recentemente publicado na JBCS, intitulado “An Insight Into the Intraspecific Variation of Biosynthetic Gene Clusters Between Strains of Burkholderia thailandensis spp.”, utilizando as técnicas desenvolvidas na tese. Confira!

Além deste, outros trabalhos já estão em fase de publicação.

Informações e fotos: Marisi Gomes Soares, professora do Instituto de Química da UNIFAL-MG, orientadora do discente