Segurança do Trabalho elabora Programa de Prevenção de Riscos Ambientais para o campus de Poços de Caldas

Trabalho tem por objetivo identificar e controlar as ocorrências de riscos ambientais existentes

No dia 25/03, a equipe de Segurança do Trabalho de UNIFAL-MG se reuniu com a Diretoria do Campus Avançado de Poços de Caldas, para a entrega do Documento Base do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA. Na oportunidade, estiveram presentes, a vice-diretora do campus, Profa. Maria de Fátima Sarkis, o diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia, Prof. Cláudio Antônio de Andrade Lima, os professores coordenadores de laboratórios e técnicos de laboratórios da unidade.

De acordo com a equipe, o documento faz parte da implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais da UNIFAL-MG, constituído conforme iniciativas promovidas pela PROGEPE, no campo da preservação da saúde e integridade dos trabalhadores.

“O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA tem por finalidade antecipar, reconhecer, avaliar e, consequentemente, controlar as ocorrências de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, quais sejam, os agentes físicos, químicos e biológicos que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, sejam capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores”, explica Clério Sabino da Silva, técnico em Segurança do Trabalho da Universidade.

De acordo com ele, além do PPRA, foram entregues os Laudos Técnicos Ambientais dos laboratórios e os Mapas de Riscos do Campus, os quais foram desenvolvidos em conjunto com os servidores que participaram do curso Básico em Segurança do Trabalho.

Seguindo com o cronograma, a equipe de Segurança do Trabalho esclarece que o PPRA da sede terá início no mês de abril e será elaborado por Unidade Acadêmica.

A equipe de segurança do trabalho destaca ainda, que as ações do programa são realizadas sempre em conjunto com os professores e técnicos visando sempre minimizar a exposição aos riscos à saúde, uma vez que os laboratórios de ensino e pesquisa se diferenciam de outros ambientes, devido principalmente ao grande número de pessoas que frequentam e a diversidades de procedimentos que envolvem agentes de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Acesso aos documentos clique no link abaixo e navegue no menu “Riscos Ambientais”:

Informações: Equipe de Segurança do Trabalho da UNIFAL-MG
Alexssandro Ramos da Cruz – engenheiro de Segurança do Trabalho