Prace amplia as ações de Nutrição à comunidade universitária

Conheça o programa NUTRIR VIDAS

Desde o mês de fevereiro de 2014, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) tem buscado ampliar as ações de promoção à alimentação saudável. A equipe de atuação na área é constituída pela nutricionista desta Pró-Reitoria e dois estagiários do curso de Nutrição da Universidade.

Segundo a nutricionista Fernanda Laurides Ribeiro de Oliveira Lomeu, um dos estagiários atua no atendimento ambulatorial no Centro Integrado de Assistência ao Servidor (CIAS). “Este atendimento está inserido nas ações de Qualidade de Vida do Trabalhador da UNIFAL-MG, sendo voltado também à comunidade discente. As consultas podem ser agendadas diretamente no CIAS”, explica.

O outro estagiário atua conjuntamente com a nutricionista nas ações de fiscalização das cantinas/lanchonetes e restaurantes universitários. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade da alimentação e do serviço prestado, para garantir uma alimentação de qualidade à comunidade universitária”, destaca Fernanda.

Com o objetivo de ampliar as ações, em 2015 teve início o programa “NUTRIR VIDAS: alimentando a vida com qualidade”. Implantado pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários da Prace, sob a responsabilidade da nutricionista Fernanda, o programa visa à promoção da qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável, eliminando fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, relacionados à má alimentação. “O programa foi contemplado com bolsa do PROBEXT 02/2015, proporcionando maior integração entre os acadêmicos do curso de Nutrição e a prática com a comunidade”, frisa a nutricionista responsável.

Dentre as propostas do programa para os anos de 2015 e 2016, estão: educação alimentar em grupos (projeto de extensão “Nutrição e Saúde em Foco”); realização de oficinas culinárias temáticas; palestras na área de alimentação e saúde; elaboração de material educativo; implantação do programa “Peso Saudável do Ministério da Saúde” e a edição do Boletim Alimentação e Nutrição. “Este informativo, em formato eletrônico, terá periodicidade quinzenal e abordará temas de promoção à alimentação saudável, curiosidades sobre preparo de alimentos e seus nutrientes”, apresenta Fernanda. O primeiro número do Boletim foi lançado esta semana na Instituição. Confira aqui.

Outra ação já implantada pelo programa é o “Grupo VEGAS: grupo de atenção à saúde de vegetarianos”. Quem é vegetariano, pode procurar o grupo e participar dos encontros mensais.

Comentando sobre as ações do programa, a bolsista Amanda dos Santos Lima enfatizou: “O programa 'NUTRIR VIDAS: alimentando a vida com qualidade' é de extrema importância para promover saúde à população acadêmica e à população em geral, pois visa à prevenção de doenças e à manutenção da saúde por meio de atividades, encontros e informativos, para a inserção de assuntos sobre alimentação e nutrição, com o objetivo de promover a melhoria do perfil alimentar e antropométrico da população e evitar o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis”.

Mais informações sobre as ações do programa NUTRIR VIDAS podem ser obtidas pelo telefone 3299-1332 ou pelo e-mail programanutrirvidas@gmail.com

Informe-se, participe! Viva com qualidade!