UNIFAL-MG EM OBRAS

Prédio da Extensão: saiba como as novas instalações serão utilizadas

As obras do prédio da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX, ao lado da Portaria II da sede da UNIFAL-MG, estão a todo vapor. O terreno, com área que até novembro do ano passado, abrigava uma casa onde funcionava a PROEX, deu lugar a um prédio de 1.335 m² com 4 pavimentos, que abrigará também o Centro Integrado de Assistência ao Servidor – CIAS e a equipe técnica responsável pela Segurança do Trabalho da universidade.

O pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Tomás Dias Sant’Ana, explica que o espaço possui duas entradas: na rua lateral do prédio, fica a entrada para o CIAS - no térreo do prédio - que contará com recepção, 7 salas construídas para os consultórios médicos, psicológicos e odontológicos e, ainda, com a sala para a equipe da Segurança do Trabalho, tudo distribuído em aproximadamente 270 m². A entrada principal, seguindo a Portaria II dará para os outros pavimentos do prédio, com cerca de 970 m², que serão utilizados para as ações e projetos de Extensão.

Pró-Reitoria de Extensão

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna, logo na entrada do 1º andar, terá um espaço para as exposições de obras de arte. Ainda neste andar, ficará o salão para as atividades da Universidade Aberta da Terceira Idade – UNATI, como yoga, dança, atividade física, projeto Vida Ativa. O salão também poderá ser disponibilizado nos finais de semana para os projetos de extensão da área de cultura, como Camerata e Orquestra Experimental de Alfenas.

A demanda administrativa da PROEX ficará no 2º andar, na parte direita do prédio. Segundo a pró-reitora, com a expansão do espaço de funcionamento, uma das propostas do Regimento da Pró-Reitoria de Extensão, é criar setores para melhor estruturar o desenvolvimento das ações. Assim, a PROEX deverá contar com a Coordenadoria de Cursos, Eventos e Prestação de Serviços; Coordenadoria de Programas e Projetos e Coordenadoria de Cultura.

Dividido em blocos, o 2º andar também abrigará as salas de aula que funcionarão durante o dia para a UNATI e à noite para o Curso Preparatório para o ENEM. Neste andar, também terá um almoxarifado para alojar materiais de consumo e equipamentos utilizados no desenvolvimento dos projetos.

O 3º andar será ocupado com salas para reuniões do Colegiado da Extensão, para o pró-reitor e pró-reitor adjunto. Contará ainda, com mais salas de aulas para as atividades da UNATI e do Curso Preparatório para o ENEM, além de salas que serão disponibilizadas para outras atividades da universidade.

Benefícios

De uma maneira geral, a nova construção beneficiará todos os participantes das ações extensionistas e mais diretamente cerca de 300 pessoas da comunidade que fazem parte da UNATI, do Curso Preparatório e do projeto Camerata.

Ao comentar sobre as melhorias que o novo espaço da Extensão trará para instituição como um todo, Profa. Fátima ressalta: “Nossa intenção é reafirmar a Extensão Universitária como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, além de indispensável na formação do estudante, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade, obedecendo as diretrizes do Fórum Nacional de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras - Forproex”.

A previsão para o término das obras é outubro de 2012.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social