Prédio "N" é inaugurado na sede da UNIFAL-MG

A solenidade contou com a presença do secretário do MEC, professor Jesualdo Pereira Farias

Foi inaugurado na manhã da última sexta-feira, 29/04, na sede da UNIFAL-MG o prédio “N” que irá abrigar salas para o desenvolvimento de atividades práticas ligadas à Anatomia, Histologia e Genética, bem como a estrutura de ciclo básico do Curso de Medicina: salas das áreas clínicas, salas de bases integradas e secretaria do curso.

Construído com recursos repassados pelo Ministério da Educação (MEC), estimados em R$ 5.200.000,00 (cinco milhões e duzentos mil reais), o prédio “N”, envolve 3.336 m² (três mil, trezentos e trinta e seis metros quadrados) de área construída.

O projeto do prédio foi elaborado pela Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO), com a equipe dirigida pelo Coordenador, arquiteto José Mário Barbosa Alves. A CPO é unidade da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, liderada pelo Pró-Reitor Prof. Tomás Dias Sant´Ana. O edifício foi viabilizado por meio da verba de implantação do Curso de Medicina.

A cerimônia, que teve início às 9h no auditório Dr. João Leão de Faria, contou com a presença do secretário de Educação Superior do MEC, Prof. Jesualdo Pereira Farias, do reitor Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, da vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo, do chefe de gabinete, Prof. João Batista Magalhães, do Procurador Federal, Osvaldo Pereira Duarte, dos pró-reitores e representantes das unidades acadêmicas e administrativas, diretores dos campi avançados da Universidade, autoridades locais, professores, técnicos, colaboradores e convidados da comunidade.

Iniciando a solenidade, o Hino da UNIFAL-MG foi executado pelo autor da obra, Osmar Fernandes.

Na sequência, foi apresentado o vídeo institucional da Universidade e, a seguir, foi composta a mesa solene pelo prefeito municipal de Alfenas, Maurílio Peloso, pelo reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva e pelo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Jesualdo Pereira Farias.

Iniciando os pronunciamentos, Maurílio Peloso deu boas-vindas ao secretário do MEC e a todos os presentes na cerimônia e ressaltou a importância da Instituição: “A Universidade tem crescido sem abrir mão da qualidade de ensino que oferece a seus alunos. A inauguração que acontece hoje é mais uma etapa que trará benefícios para o desenvolvimento de Alfenas.”

Fazendo uso da palavra, o reitor da Universidade, Prof. Paulo Márcio, agradeceu a todos que contribuíram para o desenvolvimento da Instituição e que estiveram envolvidos na construção do prédio inaugurado. Na ocasião, ressaltou a importância da parceria com o MEC. “Queria agradecer ao Ministério da Educação pela parceria, pelo apoio. Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo país nos últimos anos não faltaram a interlocução e o diálogo, fundamentais para que a Universidade continue se desenvolvendo com qualidade.”

O secretário de Educação foi quem discursou na sequência, destacando a importância da política de expansão que garante maior acesso à educação no país. “No período de 2003 até hoje, pouco mais de 12 anos, no Brasil foram criadas 18 universidades. Sejam universidades novas ou universidades criadas a partir da transformação de escolas já existentes como foi o caso de Alfenas, para poder ampliar a oportunidade para jovens que antes eram excluídos do sistema público de educação superior. É muito simbólico estar hoje aqui nesta casa inaugurando esse importante equipamento para a Universidade e fazer esse relato.”

Ao final da solenidade, todos foram convidados a participar do descerramento da placa de inauguração em frente ao prédio “N” e visitar as instalações da edificação.

Na oportunidade, o secretário do MEC conheceu as instalações que foram apresentadas pelo reitor. Também visitou a biblioteca da UNIFAL-MG e posteriormente foi convidado a conhecer as estruturas que estão sendo construídas na Unidade Educacional Santa Clara que incluem o prédio de Bases de Técnicas Cirúrgicas (BTC) e o prédio de Clínicas de Especialidades Médicas (CEM).

Acesse: