Premiação encerra Concurso de Fotografia

Em cerimônia, autores das imagens selecionadas receberam o reconhecimento da Instituição

Os vencedores do Concurso de Fotografia participaram da cerimônia de premiação com a Comissão Julgadora, na última quarta-feira, 8/11. De caráter gerencial, artístico e cultural, o concurso que ilustra o projeto “Avaliando o Presente e Pensando o Futuro da Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL-MG”, procurou incentivar a coleta e a preservação de imagens que fazem parte da construção da história da Universidade.

As fotografias foram julgadas com base nos critérios de criatividade na composição visual, adequação às temáticas propostas no edital, potencial de comunicação da temática escolhida e originalidade. Dessa forma, foram classificadas 11 fotografias, sendo as vencedoras:

• “Preparo de Amostras”, de autoria de Marco Aurélio Boaventura Filho, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, inscrita na subcategoria Ciência e Tecnologia.
  • “Microscopia avançada”, também de autoria de Marco Aurélio Boaventura Filho, inscrita na subcategoria Nossa Gente, Nossa maior Riqueza.
  • “A calmaria do entardecer”, de autoria de Tamires Aline de Oliveira, aluna do curso de Nutrição, inscrita na subcategoria Arquitetura e urbanismo.

O mestrando Marco Aurélio, premiado em duas subcategorias, incluindo a melhor foto, é fotógrafo profissional e aguardou o momento para realizar as imagens. “Estava acontecendo um processo de preparo de amostras, então eu agendei com a pesquisadora e montei o layout fotográfico com o efeito do nitrogênio líquido”, contou. Para além do concurso, Marco Aurélio pretende unir ainda mais suas profissões: “estou produzindo o acervo fotográfico de um livro sobre biotecnologia vegetal, projeto que alia duas paixões, a fotografia e a biotecnologia, curso no qual me graduei”.

Já Tamires, é amante da arte fotográfica, mas sua prática ainda é discreta e foi uma surpresa quando descobriu estar entre os finalistas. “A foto que ficou em segundo lugar na subcategoria Nossa gente, Nossa Maior Riqueza foi feita durante as assembleias estudantis, em novembro do ano passado. E a premiada foi tirada, especialmente, para o concurso, em uma tarde que escolhi para fotografar”, afirmou a estudante.

Além dos vencedores, os participantes que tiveram fotos selecionadas também receberam certificados durante a cerimônia de premiação. Dentre eles, estava Lúcio de Moura Peloso, graduando do Curso de Ciência da Computação que mesmo sem prática, sentiu interesse em participar do concurso. “Fui encorajado por minha irmã e em uma tarde bonita, um momento totalmente inesperado, aproveitei os aspectos da luz e fiz a foto ‘Prédio C’”, disse ele.

Estiveram presentes o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), Prof. Tomás Dias Sant’Ana, o coordenador de Desenvolvimento Institucional/Proplan, Prof. Eduardo Gomes Salgado, o docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Prof. Ronaldo Auad Moreira e o servidor técnico, Fabiano Castro de Brito, que integraram a comissão julgadora.

Os primeiros colocados em cada subcategoria receberão o prêmio de R$ 500,00. O autor da melhor foto do concurso receberá o prêmio de R$ 1.000,00. Os prêmios de primeira colocação em uma subcategoria e de melhor foto do concurso não são cumulativos.

Vale lembrar que o concurso foi promovido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional – CDI, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), e integrou as ações de divulgação do Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2020 (PDI).

As fotografias classificadas serão impressas em formato A3 e utilizadas em mostra itinerante que percorrerá os campi da UNIFAL-MG durante dois meses.