Prêmio Capes de Tese seleciona estudo desenvolvido por professor da UNIFAL-MG

Pesquisa de Guilherme Henrique Gomes da Silva foi contemplada com Menção Honrosa

Prof. Guilherme Henrique Gomes da Silva durante a defesa de sua tese em outubro de 2016

“Equidade no acesso e permanência no ensino superior: o papel da educação matemática frente às políticas de ações afirmativas para grupos sub-representados” é o título da tese desenvolvida pelo professor Guilherme Henrique Gomes da Silva, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UNIFAL-MG, que foi selecionada entre as melhores teses defendidas em 2016 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A tese foi contemplada com Menção Honrosa, representando a segunda colocação de todas as teses da área de Ensino do país.

O estudo, desenvolvido sob orientação do professor Ole Skovsmose da Aalborg University (Dinamarca) e UNESP (Rio Claro), discute possibilidades de inclusão social e racial no ensino superior brasileiro, relacionando a educação matemática com as políticas de ações afirmativas. “O propósito da pesquisa foi compreender como a educação matemática poderia contribuir para a permanência e progresso acadêmico de estudantes de cursos superiores da área das ciências exatas, beneficiários de ações afirmativas”, explica o autor, informando que parte da pesquisa foi realizada nos Estados Unidos, na Rutgers, The State University of New Jersey, Newark, sob a supervisão do Prof. Arthur Belford Powell, com suporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

A defesa da tese do Prof. Guilherme ocorreu em 26/10/2016, no Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro.

Para Prof. Guilherme, a importância de receber uma premiação dessa natureza é muito significativa na trajetória de um pesquisador. “Estar entre as duas melhores teses do país na área de Ensino é uma satisfação singular, visto o vasto número de teses que são produzidas nessa área todo ano no Brasil”, afirma. “Do ponto de vista pessoal, a premiação fornece grande visibilidade ao trabalho realizado, fato que pode culminar no desenvolvimento de novas parcerias e projetos de pesquisas e ajudar a impulsionar minha área de inquérito”, acrescenta.

Segundo o pesquisador, a premiação também reconhece o empenho e a dedicação de um trabalho de quatros anos, parte deles realizado fora do país, fato que beneficia a Educação Matemática, enquanto área de pesquisa. “Além da visibilidade, ela ganha elementos para continuar em seu caminho de constituição de uma importante área de investigação e que requer mais investimentos das agências de fomento”, diz.

Conforme Prof. Guilherme, ao abordar as políticas de ações afirmativas no ensino superior a partir da educação matemática, uma nova área de inquérito em nível nacional e internacional foi estabelecida. “Isso corrobora o fato da crescente demanda de a pesquisa em Educação Matemática também estar atenta no que tange questões de equidade e justiça social, uma vez que tais questões, via de regra, não fazem parte da tradição nas pesquisas nessa área”, conclui.

PRÊMIO CAPES DE TESE

O prêmio consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para participação em congresso nacional, para o orientador, no valor de R$ 3 mil; distinção a ser outorgada ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; além de passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 07/12, em Brasília. Para o trabalho contemplado, a Fundação Carlos Chagas (FCC) ofereceu uma premiação adicional, que também será entregue durante a cerimônia.