Primeira edição do "Participa Calouro" é realizada no Campus Poços de Caldas

Ação de avaliação faz parte do projeto "Construímos juntos nossa Universidade"

Na quinta-feira, 27/07, foi realizada no campus Poços de Caldas, a primeira etapa do "Participa Calouro", que contou com a presença dos alunos ingressantes na UNIFAL-MG no primeiro semestre. Essa ação faz parte do programa “Construímos juntos nossa Universidade”, idealizado pelo Serviço de Psicologia do campus e que busca maior proximidade com os alunos, de forma que ações dos diferentes atores e setores da Universidade sejam mais assertivas quanto às necessidades dos discentes, além de estimular o protagonismo e corresponsabilização dos alunos por melhorias que podem ser implementadas no dia a dia. A ação contou com o apoio do Programa de Tutoria Acadêmica, Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e Mais Cultura do campus de Poços de Caldas.

"A ação realizada teve como objetivo oportunizar a discussão coletiva entre os discentes sobre sua vivência acadêmica na Instituição, como facilidades e dificuldades percebidas, conhecer as proposições referentes ao contexto universitário ofertadas por eles e a partir das vivências relatadas, futuramente junto aos diferentes setores da Universidade, embasar possíveis intervenções, recursos e estratégias que reduzam ou eliminem as dificuldades e demandas identificadas", explica Rosana Tavares, psicóloga do campus.

De acordo com Rosana, a participação dos alunos foi muito qualificada, visto que tiveram momentos de se expressar antes e durante a atividade, utilizando diversas formas, para dar voz às pessoas que se expressam com facilidade e também às mais tímidas. "Eu acredito muito em atividades coletivas, no empoderamento dos estudantes e na busca de soluções compartilhadas; o Participa Calouro, e o programa em que está inserido buscam fazer isso", conclui.

Outras ações serão realizadas durante o próximo semestre.

Com informações e foto: Rosana Elizete Tavares, psicóloga do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG