Realizada primeira defesa do Mestrado em Estatística Aplicada e Biometria

Programa teve início na UNIFAL-MG em 2013
Prof. Fabrício Avelar e Profa. Patrícia Ramos, mestranda Bruna Gonçalves, Prof. Denismar Nogueira, Prof. Luiz Alberto Beijo e Prof. Flávio Bittencourt

A manhã desta quinta-feira, 12/02, marcou a história do Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria (PPGEAB) da UNIFAL-MG. Professores e alunos se reuniram na Universidade para prestigiar a primeira defesa de dissertação, realizada pela discente Bruna de Oliveira Gonçalves.

Na abertura da defesa, o coordenador do programa, Prof. Luiz Alberto Beijo, ressaltou a data importante para o mestrado e também para a UNIFAL-MG, momento em que destacou a “felicidade pela realização do sonho” de concretização do curso iniciado em 2013.

O coordenador também enalteceu a defesa da mestranda Bruna e da contribuição da mesma para a história da Instituição.

A mestranda foi apresentada pela orientadora, Profa. Patrícia de Siqueira Ramos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

O trabalho intitulado “Teste de Student-Newman-Keuls bootstrap: proposta e aplicação em dados de produtividade da graviola”, foi desenvolvido sob a orientação da Profa. Patrícia e contou com a coorientação do Prof. Fabrício Goecking Avelar, do Instituto de Ciências Exatas.

Participaram da banca, os professores do Instituto de Ciências Exatas, Denismar Alves Nogueira, Flávio Bittencourt e Luiz Alberto Beijo, e a orientadora, Profa. Patrícia.

O Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria

O Mestrado em Estatística Aplicada e Biometria tem por objetivo formar e capacitar adequadamente docentes e pesquisadores com sólida formação básica em Estatística e de suas aplicações, sendo capaz de compreender e solucionar problemas nas interfaces entre a Estatística e a Matemática com as demais áreas do conhecimento, para atuarem em Instituições de Ensino e Centros de Pesquisa brasileiros.

As linhas de pesquisa do mestrado são:

• Modelagem Estatística e Estatística Computacional-  objetiva desenvolver e avaliar métodos e modelos estatísticos e computacionais para análise de dados experimentais ou observacionais das áreas biológicas e agrárias.
  • Matemática Aplicada e Modelagem Matemática - objetiva estudar e desenvolver recursos teóricos, numéricos e de modelagem matemática para a análise de fenômenos naturais.

Para mais informações, acesse: https://www.unifal-mg.edu.br/ppgeab/