Mestrado em Engenharia Química apresenta primeira defesa

Rafaela Tavares de Lima é primeira mestra do programa
Da esquerda para direira, Profa. Ana Karine Furtado de Carvalho (EEL-USP), Profa. Grazielle S. S. Andrade (orientadora), a nova mestra Rafaela T. Lima e Profa. Daniela Battaglia Hirata (UNIFAL-MG)

Na sexta-feira, 10/03, no auditório do campus Poços de Caldas e com público atento, Rafaela Tavares de Lima, egressa do curso de Engenharia Química da UNIFAL-MG, defendeu sua dissertação “Produção de células íntegras de Penicillium citrinum para aplicação na hidrólise do óleo de soja”, orientada pela professora Grazielle Santos Silva Andrade, um dos docentes idealizadores do curso de Pós-Graduação em Engenharia Química.

Na defesa e nas contribuições da banca avaliadora composta pelas professoras Ana Karine Furtado de Carvalho e  Daniela Battaglia Hirata, verificou-se o caráter inovador e relevante da pesquisa desenvolvida, uma vez que ainda há pouco material publicado envolvendo o fungo utilizado como biocatalisador. Assim sendo, a nova mestra foi aprovada pela referida banca sob elogios pela dedicação.

Para essa primeira defesa, estiveram presentes: a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Eva Burger; o diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Prof. Cassius Anderson Miquele de Melo; o diretor do campus, Prof. Mayk Vieira Coelho; o atual coordenador do programa, Prof. Rafael Firmani Perna e o coordenador anterior do mestrado, Prof. Marlus Pinheiro Rolemberg. Prestigiaram a apresentação também, os professores Everson Miranda, Rodrigo Correa Basso, Marcos Vinicius Rodrigues, Giselle Sancinetti, Fernando Gonçalves Gardim e Iraí Santos Júnior.

O coordenador apresentou breve histórico do curso desde sua idealização, ressaltando as parcerias profícuas com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UNICAMP por intermédio dos professores Theo Guenter Kieckbusch, Everson Alves Miranda, Maria Alvina Krähenbühl e Elizabete Jordão; com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, IPT/SP, pelo professor Alfredo Eduardo Maiorano; com o Laboratório de Tecnologia Enzimática do Departamento de Engenharia Química da UFSCar, pelo apoio do professor Paulo Waldir Tardioli; e com Laboratório de Análises de Combustíveis Automotivos do Departamento de Engenharia Química da UFPR. Ademais, pontuou sobre a recente intregração do curso ao Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação, promovido pela Organização dos Estados Americanos e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.

Em concordância com isso, o professor Marlus, coordenador anterior, destacou os esforços iniciais do corpo docente e o apoio do ICT, parabenizando também o pioneirismo dos discentes da primeira turma do mestrado, experiência também enfatizada pela Pró-Reitora.

Galeria de imagens

Informações: Paula Mari Sato - CRCA - Poços de Caldas e Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química
Fotos: Danilo de Abreu e Silva e Rafaela Tavares de Lima