Conselho de Integração Comunitária se reúne pela primeira vez

A Universidade Federal de Alfenas realizou a primeira reunião do Conselho de Integração Comunitária – CICOM, na última sexta-feira, 16/03/2012.

Conduzindo a reunião, o Vice-Reitor, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior, ressaltou o quanto a aproximação da universidade com a sociedade, pode gerar bons frutos, já que ao se tornar mais participativa junto a comunidade, a universidade pode colaborar com as ações sociais e a sociedade, por sua vez, propor ações que possam promover a melhoria da qualidade das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão da UNIFAL-MG.

Como órgão de caráter consultivo, o CICOM tem como objetivo apoiar a universidade por meio da análise crítica de suas metas, projetos e ações, bem como dos resultados e objetivos alcançados, contribuindo, assim, para aumentar a integração da mesma com a sociedade.

Além do Reitor e dos pró-reitores, são convidados a participar deste Conselho também, representantes da sociedade, tanto da cidade de Alfenas, onde se localiza a sede da UNIFAL-MG, quanto das cidades de Poços de Caldas e Varginha, onde estão localizados os campi da instituição. Fazem parte representantes do Poder Legislativo e do Poder Executivo; representante do Ministério Público Federal; representante docente, indicado pelo Conselho Universitário (Consuni); dois representantes discentes, sendo um da Graduação e um da Pós-graduação, indicados pelos respectivos órgãos máximos de representação estudantil; representante do Pessoal Técnico-Administrativo, indicado pelo Consuni; representantes da Associação Comercial e Industrial ; representante da rede oficial de ensino e representante de entidade não governamental, sem fins lucrativos.

Conforme proposto no Artigo 8º, inciso V, do Regimento Geral da Universidade Federal de Alfenas, dois representantes do Conselho de Integração Comunitária também passam a integrar o Conselho Universitário (Consuni), que é o órgão máximo de natureza normativa, deliberativa e consultiva da instituição.

Durante a reunião, foram indicados para o Consuni, os membros:

TITULAR: Sr. Francisco Graça Moura – representante do Poder Legislativo de Varginha.

SUPLENTE: Sr. Juliano Vinha - representante do Poder Legislativo de Varginha.

TITULAR: Sra. Andréia Aparecida de Ávila – representante do Poder Executivo de Alfenas

SUPLENTE: Sra. Eliane Monteiro Moreira – representante de entidade não governamental de Alfenas.

por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social