Primeira turma de Pedagogia na modalidade a distância cola grau na UNIFAL-MG

Familiares, amigos e tutores dos acadêmicos vieram dos polos para prestigiar o momento

Mais de 100 estudantes concluintes da primeira turma do curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIFAL-MG, na modalidade a distância, colaram grau no dia 01/04, no auditório Dr. João Leão de Faria. Esta é uma das turmas de formandos mais numerosas da Universidade.

Familiares, amigos e tutores dos acadêmicos vieram dos polos de Araras-MG, Bragança Paulista-SP, Campinas-SP,  Campo Belo-MG, Conceição do Mato Dentro-MG, Santa Isabel-SP, São João da Boa Vista-SP, para prestigiar o momento, que foi dividido em duas cerimônias conduzidas pela vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo.

No período da manhã, os concluintes ouviram emocionados as palavras do paraninfo, Prof. André Luís Sena Mariano, que destacou, parafraseando o autor espanhol Carlos Marcelo Garcia: “’Ser professor é um processo que começa muito antes dos cursos de formação e se estende por toda vida.’ Eis a chave da nossa profissão: vocês não começaram a aprender a ser professores nas cadeiras de casa de vocês, enquanto faziam tarefas, liam textos. Vocês não aprenderam a ser professores nestes quatro anos e meio. Aqui, vocês descobriram que foi somente uma etapa formativa e que aprender a ser professor é algo que se concretiza na prática. Vocês descobrirão, se é que já não o fizeram, a quantidade de conhecimentos e experiências a que vocês serão submetidos e jamais imaginaram”.

À tarde, a coordenadora do curso, Profa. Vanessa Cristina Girotto, relembrou as conquistas e os desafios que acompanhou à frente da coordenação do curso, listando tudo que vivenciou nesse período. Em meio a agradecimentos e reconhecimento ao apoio recebido de diversas pessoas envolvidas no processo durante a jornada dos últimos cinco anos, Profa. Vanessa compartilhou a sua alegria por chegar até a conclusão de mais uma etapa. “Enquanto mulher, cristã, freireana e sujeito no mundo, não poderia deixar de exteriorizar meus sentimentos de alegria, comoção e satisfação, felicidade por ter tido a oportunidade de coordenar e aprender junto com a primeira turma de Pedagogia a distância da UNIFAL-MG. Foram cinco anos de muitos desafios, choros, risos, confusões, aprendizagens, amor, intolerância, descobertas, mas acima de tudo, muita gratidão. Despeço-me da primeira turma da Pedagogia EAD – UNIFAL-MG assim como da Coordenação do curso, tendo a certeza de que este é o encerramento de um ciclo, de muitas aprendizagens e o início de uma nova fase, tendo a certeza de que nenhum de nós sairá deste lugar da mesma forma como entrou, afinal, como já dizia meu velho amigo Freire: as pessoas não são, estão sendo”, enfatizou.

A coordenadora ainda comentou o impacto do curso no âmbito acadêmico e também social, uma vez que discentes foram aprovadas em concursos públicos (polo de Araras-SP), cuja colação foi antecipada; e também uma acadêmica obteve aprovação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade.