1º Simpósio de Educação realizado pela Pedagogia e a Pós-Graduação em Educação

Confira detalhes do evento

Entre 20 e 24/11, ações mobilizaram importantes discussões na Universidade junto às áreas da Graduação Pedagogia (Presencial e EAD) e Pós-Graduação em Educação.

No dia 20/11, Dia da "Consciência Negra", a Instituição recebeu no auditório Dr. João Leão de Faria, o ator Rodrigo Mikelino com a peça teatral “Com a cor que tenho” e a professora Waldete Tristão que ministrou a conferência “Diversidade étnico-racial e currículo: os desafios (ainda presentes) para a implementação da Lei”. O evento foi muito bom e contribuiu imensamente para a reflexão sobre ser negro no Brasil e a necessária educação para as relações etnicorraciais da educação básica ao ensino superior. A atividade contou com a participação e organização dos professores Fabiana Oliveira, Natalino Silva e Elias Evangelista.

Os trabalhos do “1º Simpósio de Educação” intitulado 'Articulando a Graduação e a Pós-graduação na produção de conhecimento”, iniciaram-se no dia 22/11. O Simpósio se apresentou como uma ação formativa de caráter acadêmico, científico e profissional e articulou os alunos da graduação (curso de Pedagogia), da pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Educação) bem como os profissionais da docência. Este evento, organizado pelos professores do curso de Pedagogia e da Pós-Graduação em Educação, desenvolveu ações formativas em três dias de atividades, desenvolvidas em conferências, mesas-redondas e salas temáticas para apresentação de trabalhos.

O professor Ronaldo Auad atuou como mestre de cerimônias, fazendo a abertura dos trabalhos em todas as noites.

Com a Coordenação-Geral das professoras Helena Maria dos Santos Felicio e Fabiana Oliveira, o Simpósio realizou duas mesas-redondas e uma conferência final. Na oportunidade, também foram apresentados trabalhos de pesquisas em 13 salas temáticas, proporcionando o aprofundamento em temáticas pertinentes à formação e à profissionalidade docente, bem como a socialização de pesquisas concluídas ou em andamento dos participantes.

A abertura do evento contou com a presença de gestores da Universidade, que parabenizaram a iniciativa do evento, sobretudo, pela particularidade da integração entre graduação e pós-graduação, criando espaço e ocasiões para o diálogo entre esses dois níveis de formação.

No dia 22/11 ocorreu a primeira mesa redonda intitulada: Articulação entre a Graduação e a Pós-graduação na Produção do conhecimento, participaram da mesa: Profa. Helena Maria dos Santos Felicio, Profa. Daniela Schiabel e a Profa. Laís Nunes e o Prof. Natalino Neves da Silva fez a mediação dos diálogos.

No dia 23/11, ocorreu a segunda mesa-redonda intitulada: "Pedagogia: Os desafios da formação para a docência, da qual participaram a professora Fabiana Oliveira, a professora Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza e o professor Olavo Soares.

O encerramento aconteceu no dia 24/11, com a conferência intitulada: “Práticas e discursos sobre profissionalismo docente: uma abordagem internacional" proferida pela docente convidada Maria Assunção Flores, professora e pesquisadora do Instituto de Educação, da Universidade do Minho – Portugal. A convidada abrilhantou ainda mais as discussões por seu relevante conhecimento acadêmico. A conferência foi mediada pela professora Helena Maria dos Santos Felício. Conforme a organização, a presença da professora Assunção Flores na UNIFAL-MG, fortalece o Protocolo de Cooperação existente entre a Universidade Federal de Alfenas e a Universidade do Minho.

Ainda na tarde no dia 24/11, o reitor da Universidade, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, acompanhado pela coordenadora de Pós-Graduação, Profa. Isarita Martins Sakakibara; pelo dirigente da Assessoria de Relações Interinstitucionais, Prof. Masaharu Ikegaki; pelo diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Prof. Sandro Amadeu Cerveira; e pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Profa. Helena Maria dos Santos Felício, recebeu a Profa. Assunção Flores, externando sua satisfação pela presença na UNIFAL-MG, quando reforçou a importância de ações de internacionalização para consolidação dos Programas de Pós-Graduação e para o avanço da Universidade.

No mesmo dia, os professores do PPGE e do curso de Pedagogia, participaram de um encontro com a professora Assunção Flores, onde foi possível compartilhar de sua experiência no que concerne à formação de professores em diversos países.

Nos dias 22 e 24/11, Atividades Culturais foram apresentadas na abertura dos trabalhos. No dia 22/11, apresentou-se Sergio Ramos, violonista, cantor e estudante do curso de Química, bolsista da Orquestra Popular da UNIFAL-MG, com um repertório violonístico da música popular brasileira.

Já no dia 24/11, apresentou-se a Orquestra Popular da UNIFAL-MG, um projeto de extensão universitária dedicado à pesquisa, estudo e execução de repertório musical popular.

O Simpósio proporcionou o aprofundamento em temáticas pertinentes à formação e à profissionalidade docente, bem como a socialização de pesquisas concluídas ou em andamento dos participantes que intenciona contribuir para o debate educacional na UNIFAL-MG.

Galeria de imagens

Informações e fotos: Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza e Helena Maria dos Santos Felício, professoras do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG