Pró-reitor da UNIFAL-MG avalia falta de recursos nas universidades federais

Confira entrevista concedida pelo Prof. Tomás Dias Sant’Ana à Rádio UFMG Educativa

Foi ao ar pela Rádio UFMG Educativa na edição de terça-feira, 08/08, uma reportagem sobre a situação das universidades federais de Minas Gerais com a falta de recursos, oportunidade em que a repórter Maria Dulce Miranda entrevistou o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG e presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior, Tomás Dias Sant’Ana.

Conforme apontado pelos reitores e demais representantes das universidades de Minas que participaram da reportagem, obras paradas, demissões e atraso de contas fazem parte da realidade das instituições mineiras.

Na matéria, Maria Dulce fala da realidade da UFMG, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM e de outras instituições de Minas. Em relação à UNIFAL-MG, a repórter explica que também está sendo afetada pelos cortes e contingenciamentos nas verbas de custeio - que é para o funcionamento da universidade -, e de investimento - que é utilizada para obras e compras de equipamentos. No entanto, mesmo com a necessidade dos ajustes que já foram feitos, como a redução no número de trabalhadores terceirizados e com o gasto de material de consumo, Maria Dulce aponta a perspectiva mais favorável da UNIFAL-MG em relação a outras IFES. A afirmação da repórter pode ser observada na entrevista do professor Tomás.

“Têm universidades de fato que já estão com o orçamento comprometido e que já vem afetando com obras paralisadas e outras ações mais complexas, até com questão de pagamento de energia e água; e outras que estão nessa mesma perspectiva da Universidade Federal de Alfenas, que é: se nós tivermos o limite liberado, nós conseguimos concluir o ano”, afirmou.

Ouça na íntegra:

Leia também: Jornal de Minas mostra como os cortes têm impactado as universidades do estado