Problemática da água é tema de palestra na UNIFAL-MG

Questão foi debatida durante reunião do Comitê da Bacia de Furnas na Universidade

Os integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno do Reservatório de Furnas se reuniram na UNIFAL-MG no dia 11/12, para a última reunião ordinária de 2014, que contou com a palestra sobre o tema “A Água na guerra do recursos: política brasileira de recursos hídricos” ministrada pelo professor Mário Dantas, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde.

A abertura foi realizada pelo presidente do Comitê, Fausto Costa, que agradeceu a presença do palestrante e a acolhida do grupo na Universidade nas pessoas da vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo, presente na oportunidade; e do vice-presidente do Comitê, Prof. Clibson Alves dos Santos, docente do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG.

Em seguida,  Prof. Mário, que já foi também presidente do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, apresentou a situação dos sistemas de gestão da água no Brasil, bem como perspectivas de disponibilidade dos recursos hídricos.

Em conversa com a Assessoria de Comunicação Social, o professor, que tem formação em Ciências Biológicas, falou da falta da água na região Sudeste e da necessidade do Estado entender a importância da água para que a questão receba a devida atenção dos sistemas de gestão. “O que falta é dar condições para que os comitês exerçam de fato seu papel”, avaliou.

De acordo com o Prof. Mário, problemas políticos partidários dificultam a gestão pelos estados. “A lei fala que a gestão deve ser participativa e descentralizada e o órgão gestor quer poder. Está faltando o fortalecimento dos comitês de bacias e oferecer condições para que eles possam funcionar”, assegurou.

Durante a palestra, o professor mostrou números impactantes do acesso à água no planeta. De acordo com o levantamento, um bilhão de pessoas não têm água para suas necessidades e mais de dois bilhões sofrem com escassez. No Brasil, cerca de 20% da população não tem água. A previsão é que em 2025, aproximadamente dois bilhões de pessoas sofrerão com absoluta escassez.

Diante do atual cenário, o palestrante ressaltou alguns fatores que influenciam na disponibilidade hídrica, como a má distribuição em relação ao crescimento da população; o mau planejamento; a falta de gestão; o desperdício e a poluição.

A importância do trabalho realizado pelos comitês de bacia também ganhou destaque na apresentação do Prof. Mário. As deliberações pelos comitês visam ações de conservação e preservação das águas superficiais e subterrâneas, bem como estimular e propor políticas públicas sustentáveis para os recursos hídricos. Além disso, buscam também desenvolver os Planos de Bacia integrados com os usos múltiplos da água em cada região.

Saiba mais sobre a situação da água no planeta

O Comitê

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno do Reservatório de Furnas está ligado a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e ao IGAM, (Instituto Mineiro de Gestão das Águas).

Compreende uma área de aproximadamente 16.507 km², composta por 48 municípios com uma população estimada de mais de 842 mil habitantes, abrangendo praticamente todo o reservatório da Usina Hidroelétrica de Furnas.