Proex lança Edital Obras de Arte

Ação visa atrair doações de artes visuais para o acervo da universidade

Nesta quarta-feira, 13/12, foi iniciada a campanha de divulgação do Edital Obras de Arte da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNIFAL-MG. O edital é permanente e de fluxo contínuo, e visa atrair doações de obras de arte para o acervo patrimonial da Instituição. Com a ação, pretende-se criar um acervo de artes visuais, dentre elas esculturas, artesanatos, pinturas, gravura, design, artesanato, fotografia, desenhos, cerâmicas, pinturas, vídeos, dentre outros.

É fácil fazer a doação

Qualquer cidadã ou cidadão poderá submeter proposta (via email extens@unifal-mg.edu.br) para a Proex contendo a documentação indicada no Edital. Depois da manifestação de interesse por parte da área de Arte e Cultura da pró-reitoria, o material seguirá para a Comissão de Orientação Artística (COA). Após a avaliação, decisão e entrega da obra, ela será incorporada ao patrimônio da UNIFAL-MG.

Lembramos que para a ação ter êxito, é preciso que a comunidade docente, técnica e discente, apoie a iniciativa e divulgue o edital. Contamos com todos!

Planejamento, valorização, inovação e interação

Segundo Elias Evangelista Gomes, professor e coordenador de arte e cultura, “apesar de já existir nas áreas de cinema, música e literatura importantes trabalhos de extensão, ainda há um caminho muito longo para a valorização das artes na UNIFAL-MG. Mesmo que não tenhamos cursos de artes, podemos ampliar o acesso e a valorização de obras artísticas”.

De acordo com o docente, a Proex “está pensando estrategicamente, pois, com mais exposições acontecendo e mais obras entrando, daqui um tempo, poderemos ter uma Pinacoteca ou Galeria ou um Museu de Arte Contemporânea”.

As experiências de captação de obras de arte foram observadas pelo docente em visitas realizadas em outras instituições brasileiras, como a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A UNIFAL-MG inova ao regulamentar a entrada de obras de arte na Instituição por meio de edital de fluxo contínuo e comissão de orientação artística, sendo que o impacto social da iniciativa vai além da universidade. “Com o tempo, incrementamos as ações de arte e cultura promovidas pela UNIFAL-MG. Pense: somos nós servidoras e servidores, estudantes da universidade, crianças e jovens das escolas, a população e turistas que vêm às festas na cidade, que podem ter um novo espaço de lazer e apreciação de arte. Além disso, essas obras poderão compor exposições itinerantes no Centro, no Pinheirinho, em Poços e Varginha”, afirmou Elias.

O professor Ronaldo Auad, docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e artista visual, terá um papel importante na presidência da COA, que avaliará, junto com outros artistas e curadores experientes e externos à UNIFAL-MG, as propostas de doações.

Comissão de Orientação Artística (COA)

Membros titulares

Ronaldo Auad Moreira (artista visual e professor da UNIFAL-MG) – Presidente
Teodoro Stein Carvalho Dias (artista visual, professor e curador do Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas)