Professor da UNIFAL-MG ministrou palestra no 4° Sincelpe

Simpósio aconteceu em Curitiba/PR e teve como foco o Exame Celpe-Bras

O professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Elias Ribeiro da Silva, participou do 4º Simpósio Internacional Celpe-Bras (Sincelpe), nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2017, em Curitiba, Paraná. O foco da edição foi a discussão do Exame Celpe-Bras como instrumento de política linguística em seus desdobramentos práticos e teóricos.

Tal exame é de proficiência em língua portuguesa e foi desenvolvido pelo governo brasileiro, que o aplica, anualmente, para estrangeiros que pretendem estudar e/ou trabalhar em nosso país. Dessa forma, o Sincelpe se constitui como o mais importante evento para a área do ensino de português como língua estrangeira por ser um espaço dedicado à reflexão sobre o Celpe-Bras.

O Prof. Elias, além de participar do evento, foi membro da comissão científica e ministrou a palestra “O Exame Celpe-Bras como instrumento de uma política linguística propositiva para o português do Brasil: possibilidades e desafios”, que foi bem recebida pela comunidade científica presente, inclusive pelos pesquisadores que deram origem ao exame.

De acordo com o professor, a área de ensino de português para estrangeiros cresce no Brasil “à medida que o país vem recebendo, nos últimos anos, um grande contingente de imigrantes, estudantes e refugiados. Nesse sentido, várias universidades tem criado o curso de formação de professores de português/falante de outras línguas”.

A participação, as pesquisas e os trabalhos desenvolvidos pelo Prof. Elias, responsável pela disciplina de Português para Estrangeiros, na Grande Curricular do Curso de Letras, contribuem para o envolvimento do sul de minas e da UNIFAL-MG nessa área de estudos.

Mais informações sobre o evento: http://www.celin.ufpr.br/portal/sincelpe/