Professor da UNIFAL-MG participa do projeto de tradução do livro “Groundwater”

Clássico da hidrogeologia ganhou sua primeira versão em português

O professor do Instituto de Ciência e Tecnologia, campus Poços de Caldas, Marcelo Ribeiro Barison, participou do projeto de tradução do livro “Groundwater”, de R. Allan Freeze e John A. Cherry, o maior clássico de hidrogeologia mundial. A tradução foi realizada em crowd sourcing, ou seja, em mutirão, envolvendo mais de 200 voluntários. A versão em português, intitulada “Água Subterrânea”, foi a primeira a ser finalizada e levou pouco mais de dois meses de trabalho da equipe tradutora.

O livro, que foi publicado originalmente em 1979 e vendeu mais de 500 mil cópias em todo o mundo, sendo amplamente utilizado até hoje,  faz parte de um grande projeto mundial de ensino de hidrogeologia de forma gratuita pela internet. Mais de 80 novos capítulos e vídeo aulas estão sendo produzidos por um grupo liderado por John Cherry, autor de “Groundwater”. De acordo com o Prof. Barison, "o projeto é grandioso e contribuirá muito para estudos, pesquisas e serviços na área ambiental nacional e internacional".

As ações tem apoio de várias instituições e são patrocinadas por empresas como: ABAS, IAH-BR, ABRH, ABGE, ABES, dentre outras.

Os interessados podem fazer o download gratuito do livro na versão em português no site do Instituto Água Sustentável

Com informações: Marcelo Ribeiro Barison, professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas