Professor de Engenharia de Minas recebe prêmio por tese de doutorado

Pesquisa recebeu menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2017 no dia 07/12

A tese desenvolvida pelo professor do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), campus Poços de Caldas, Edmo C. Rodovalho, no Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo (PMI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), recebeu uma menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2017 e o título de trabalho mais inovador do ano pelo Prêmio Dynamine de Inovação. A pesquisa, que comprovou que é possível reduzir em até 14% o consumo de diesel em minas que estão em funcionamento hoje, aumentando sua produtividade em 16% por meio da utilização do chamado design de mina, é fruto do projeto de doutorado do professor da UNIFAL-MG.

A tese, orientada pelo docente Giorgio de Tomi e defendida em 2016, dispõe sobre as propostas de modificações na gestão e logística das minas, visto que, por meio de experimentos, Rodovalho conseguiu diminuir os custos de produção de vários bens minerais ao reduzir o consumo de combustíveis fósseis que contribuem para o efeito estufa, como é o caso do diesel, e ainda aumentar a produtividade das mesmas. “Propus ações que melhorassem a relação das minas com a sociedade e que focassem na sustentabilidade”, afirmou o pesquisador. A metodologia desenvolvida por ele para ampliar a produtividade das minas e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental da atividade pode ser aplicada à produção de qualquer tipo de minério.

A pesquisa serve como base para trabalhos mais específicos que estão sendo desenvolvidos no Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável da USP (NAP Mineração) em parceria com a UNIFAL-MG e se destaca por desafiar alguns conceitos frequentes da literatura atual sobre o tema. “Um deles é o de que é muito difícil otimizar a operação de uma mina já instalada e em funcionamento”, explica o pesquisador.

Em 2017 o prêmio CAPES alcançou número recorde de inscrições. Já o prêmio Dynamine é oferecido a cada dois anos ao trabalho mais inovador do segmento de mineração. A seleção dos trabalhos conta com a participação de universidades, centros de pesquisa e empresas ligadas à indústria de mineração nacionais e internacionais.

Saiba mais: Método de design de mina amplia produtividade e reduz impacto ambiental em mineradoras

Os interessados em conhecer o método podem acessar os artigos que compõe a tese de doutorado do Prof. Edmo, disponíveis nos links abaixo:

Com informações: Edmo C. Rodovalho, professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas