Professor Ferrarezi lança 40º livro da carreira

Obra tem como tema a acentuação e pontuação em português brasileiro

O "Guia de Acentuação e Pontuação em Português Brasileiro" é o 40º livro da carreira de escritor do Prof. Celso Ferrarezi Júnior, do Intituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Aos 49 anos, o Professor Titular da área de Semântica do Curso de Letras da UNIFAL-MG, é um dos mais conhecidos linguistas do país, com uma vasta obra em livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

Ferrarezi, que já trabalhou em outras instituições federais antes de ser transferido para a UNIFAL-MG em 2011, é criador de uma das únicas quatro teorias linguísticas brasileiras consolidadas (segundo a Revista da Língua Portuguesa, Edição abril de 2012), a chamada Semântica de Contextos e Cenários, que já embasa grande número de pesquisas e dissertações de mestrado e teses de doutorado no Brasil e na Europa.

Tendo escrito livros literários e acadêmicos, o autor já publicou por editoras universitárias e por grandes editoras nacionais, como Globo, Contexto, Parábola, Mercado de Letras, Scortecci, CRV, Appris, Pedro e João Editores, Artefato Cultural, entre outras. Além de seus próprios livros, o autor criou e atuou como curador de importantes coleções de linguística com alguns dos mais renomados cientistas da linguagem no Brasil, assim como fez parte de inúmeros conselhos editoriais de revistas científicas e editoras. Ao chegar na UNIFAL-MG, organizou o primeiro livro institucional da história da Casa, com a participação de docentes de toda a Instituição, versando sobre a identidade docente no ensino superior, mesma época em que iniciou, juntamente com a Reitoria e a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), uma campanha institucional para a criação de revistas eletrônicas na universidade mineira.

Diz o autor: “Embora a academia moderna tenha valorizado o papel dos artigos científicos como forma de comunicação rápida entre pesquisadores e docentes, o livro nunca deixará de ser o símbolo máximo do saber humano. É o livro que transcende o nível objetivo da utilidade imediatista e cotidiana e se manifesta como um signo duradouro de conhecimento e progresso intelectual da humanidade. Enfim, como se diria em bom português brasileiro, “livro é livro, para sempre”.

Sobre este último lançamento, o autor comenta que foi mais uma obra realizada a pedido de alunos. Alguns de seus livros foram escritos porque alunos solicitaram, uma vez que lacunas eram encontradas na oferta de materiais para certos conteúdos. Ele comenta: “A despeito dos avanços da Ciência e das publicações no Brasil, ainda é comum procurar boas referências em língua portuguesa para certos assuntos e não encontrar nada. Os alunos são ótimos para identificar essas lacunas e, quando solicitam que uma dessas lacunas seja preenchida, se me acho preparado para o tema, procuro escrever o livro e oferecer a eles os conhecimentos necessários para sua educação no formato de um material que possa ser reconsultado. Muitas vezes, como é o caso desse livro, não basta apresentar o conteúdo uma única vez em sala, em função da complexidade e da quantidade de informações. Então, é preciso ter um instrumento mais duradouro que possa ser consultado quantas vezes for necessário. O livro é esse instrumento.”

Para o autor, a despeito de já haver outras obras suas no prelo, o número 40 se tornará um marco simbólico na carreira de escritor. “É como um alvo simbólico alcançado”, relata o professor. “Outros livros já estão a caminho no curto prazo, mas 40 não deixa de ser um belo número”, brinca.

O 40º livro do Prof. Ferrarezi já está em pré-venda e pode ser adquirido no endereço eletrônico: https://editoracontexto.com.br/pre-venda/guia-de-acentuac-o-e-pontuac-o-em-portugues-brasileiro.html.

Fonte: Divulgação Editora Contexto