Professor representa a Universidade em eventos que discutem arte

Ronaldo Auad ministrou palestra na UNIFENAS e durante encontro em Barra Mansa-RJ
Ronaldo Auad durante a palestra “O papel da Arte na Educação” (Foto: José Contigio Junior)

Ronaldo Auad Moreira, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, representou a UNIFAL-MG em dois eventos realizados recentemente: “1ª Jornada de Arte e Educação”, promovida pelo curso de Pedagogia da UNIFENAS, e “13ª Edição do Encontro Regional de Estudantes de Design” de Barra Mansa (RJ).

Na Jornada realizada na UNIFENAS, no dia 09/10, o docente ministrou a palestra “O papel da Arte na Educação”, a convite do professor daquela instituição, José Contigio Junior.

Em Barra Mansa-RJ, durante o evento ocorrido entre 12 e 15/10, o professor falou sobre “O realismo peirceano em diálogo com o conceito norteador da 13ª edição do Encontro Regional de Estudantes de Design”, oportunidade em que apresentou a tríade da teoria da percepção de Charles Sanders Peirce – percepto, percipuum, julgamento perceptivo − em diálogo com o conceito do evento: “(...) o conceito da Metamorfose, que tem como princípio a absorção do externo para mudanças internas. Mudança de hábitos, de pensamentos, de aparências, assim como acontece no processo biológico (...)”.

Na explanação, foram abordadas obras de artistas que integraram o Neoconcretismo - movimento de vanguarda ocorrido na cidade do Rio de Janeiro entre 1959 e 1963 - por promoverem misturas entre o espaço da arte e o espaço real, ações que resultam em mutabilidades contínuas.

Ronaldo Auad durante a palestra “O realismo peirceano em diálogo com o conceito norteador da 13ª edição do Encontro Regional de Estudantes de Design” (Foto: arquivo pessoal Ronaldo Auad Moreira)

Com informações: Ronaldo Auad Moreira, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG