Professora da UNIFAL-MG integra Coordenação Regional do Forproex

Eliane Garcia Rezende é a nova coordenadora adjunta do Fórum de Pró-Reitores de Extensão
Profa. Jussara Maria de Carvalho Guimarães (Unimontes) e Profa. Eliane Garcia Rezende (UNIFAL-MG), respectivamente, coordenadora e vice-coordenadora, do Forproex Sudeste

A professora Eliane Garcia Rezende, pró-reitora de Extensão da UNIFAL-MG, foi eleita como vice-coordenadora do Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Regional Sudeste (Forproex – Sudeste) para a gestão 2016-2017.

Ela trabalhará com a nova coordenadora, a Profa. Jussara Maria de Carvalho Guimarães, pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A escolha da nova coordenação ocorreu na Unimontes, durante o 47º Fórum realizado entre os dias 07 e 09/04.

No evento, foram debatidos os diagnósticos e as experiências sobre as revistas de extensão universitária, as instituições públicas e suas responsabilidades com os saberes e as práticas culturais, a gratuidade do ensino, da pesquisa e da extensão nas instituições públicas e o financiamento da extensão.

A pró-reitora da UNIFAL-MG afirma que os desafios atuais da extensão no Brasil e na região Sudeste estão relacionados às formas e aos recursos para o financiamento das ações. Segundo Eliane Garcia Rezende, “é preciso colocar a relevância da extensão na matriz orçamentária, por meio de um indicador mensurável. Um deles poderá ser a creditação de pelo menos 10% das horas curriculares na graduação que está presente no Plano Nacional de Educação (PNE)”.

O Forproex – Sudeste criou um projeto de circulação de propostas artríticas e culturais entre as universidades públicas da região. Atualmente, são 17 instituições que participam do Corredor Cultural. O projeto já teve uma fase experimental em 2015 e, em 2016, será financiado pelo Ministério da Cultura (MinC).

"A nova coordenação deverá trabalhar para consolidar o Corredor Cultural Forproex – Sudeste e integrar novas instituições, incluindo-as na concepção e na gestão. Atuaremos para que os recursos do MinC cheguem e deveremos fazer uma nova chamada para aquelas IES públicas que não participam da atual fase”, afirma Profa. Eliane.

De acordo com a nova vice-coordenadora, o Forproex – Sudeste precisará ampliar a discussão sobre a creditação da extensão nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC’s) de graduação para auxiliar as instituições na implantação.

As questões da atual crise econômica e política também estiveram presentes no evento e deverão fazer parte das discussões do próximo período. “O Fórum das universidades públicas precisa discutir melhor as propostas que venham prejudicar a forma gratuita de ofertas de ensino e das atividades de extensão e pesquisa, buscando a defesa da inclusão social, fato ocorrido nesses últimos anos devido à gratuidade e às políticas adotadas nas IFES”, enfatiza a pró-reitora de Extensão da UNIFAL-MG.

O Forproex – Sudeste conta com uma coordenação geral, coordenações estaduais e coordenações por área.

Coordenação Sudeste

Jussara Maria de Carvalho Guimarães (Unimontes)
Eliane Garcia Rezende (UNIFAL-MG)

Coordenações Estaduais