Professor do ICSA apresenta artigos no 21º Congresso Brasileiro de Custos

Trabalho do Prof. Adriano Nuintin foi selecionado como um dos dez melhores do evento

O professor Adriano Antonio Nuintin, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG, campus Varginha, apresentou três trabalhos no 21º Congresso Brasileiro de Custos, ocorrido em Natal-RN, entre os dias 17 e 19/11.

Dentre os duzentos e quarenta trabalhos apresentados, o artigo intitulado Eficiência da Aplicação de Recursos Públicos nas Universidades Federais, foi selecionado como um dos dez melhores trabalhos do evento, e referente aos temas da área pública, o trabalho foi selecionado como um dos três melhores.

De acordo com o autor, o trabalho foi realizado com o objetivo de identificar e avaliar o nível de eficiência relativa da aplicação de recursos públicos nas Universidades Federais-UFs. "O estudo é caracterizado como uma pesquisa descritiva-explicativa, com abordagem quantitativa do problema. Os dados foram coletados nos Relatórios de Gestão e nos sítios dos Rankings universitários de 52 UFs referentes aos períodos de 2008 a 2011", comenta. Para mensurar o nível de eficiência foi utilizada a metodologia Data Envelopment Analysis – DEA. "Pelos resultados revelou-se que, sob a perspectiva quantitativa, 12 UFs apresentaram níveis de eficiência igual a 1, em média, por ano analisado, sendo 4 UFs na classificação geral, apresentando um nível de eficiência médio de 0,80. A variável com maior peso na composição do nível de eficiência foi o volume de Alunos Equivalentes na Graduação", detalha.

O professor ainda informa que sob a perspectiva qualitativa, 11 UFs foram consideradas eficientes, apresentando um nível de eficiência médio de 0,88. "As variáveis com maior peso na composição do nível de eficiência foram a Taxa de Sucesso na Graduação e o resultado do Ranking internacional Quacquarelli Symonds", revela. De acordo com o autor do trabalho, com isso, os resultados podem contribuir para a gestão dos recursos, além de possibilitar identificar as instituições que podem ser referências para as UFs com níveis de eficiência menores.

Informações e fotos: Adriano Antonio Nuintin, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG