Professora da UNIFAL-MG participa do livro “Enfermagem em Saúde da Mulher”

“Agravos na Saúde da Mulher” é o título do capítulo escrito por Clícia Valim Côrtes Gradim

Acaba de ser lançado pela Difusão Editora em coedição com a Editora Senac Rio de Janeiro, o livro “Enfermagem em Saúde da Mulher” que aborda questões essenciais para o cuidado humanizado e para conscientização dos profissionais de Enfermagem. Esta obra contou com a participação da professora da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, Clícia Valim Côrtes Gradim, entre as pesquisadoras que colaboraram, as quais possuem expressiva atuação em unidades de ensino e pesquisa de importantes universidades brasileiras.

Convidada pelas organizadoras Márcia Cangiani Fabbro e Aida Victoria Garcia Montrone da Universidade Federal de São Carlos (UFscar), Profa. Clícia escreveu um capítulo sobre o tema “Agravos na Saúde da Mulher”, destacando assuntos como o rastreamento de câncer de colo e do câncer de mama, bem como as prevenções. “O capítulo que eu escrevo vem falar especialmente da área da saúde da mulher, em todos os aspectos que hoje a gente trabalha, não só no ciclo reprodutivo, mas no climatério, planejamento familiar, nas questões de higiene, sobre os rastreamentos de câncer, a prevenção das infecções mais comuns do trato gênico-urinário e qual é o papel da Enfermagem dentro da consulta da enfermagem da mulher”, explica.

De acordo com a professora, a área da saúde da mulher vem ganhando aspectos diferentes desde o final da década de 90, quando seu ciclo vital passou a ser avaliado na totalidade e não apenas o aspecto reprodutivo. Neste sentido, o conteúdo do livro foi desenvolvido com base no princípio do cuidado integral e humanizado, a fim de conscientizar os profissionais de Enfermagem sobre a necessidade de considerar outros aspectos da mulher no decorrer do atendimento.

Para Profa. Clícia foi um prazer colaborar com a obra, já que o tema abordado por ela fala da prática diária da Enfermagem e da própria área da disciplina que desenvolve. “O livro está atualizado de acordo com a proposta do conteúdo que a gente trabalha na Enfermagem, e eu espero que ele seja utilizado não somente dentro das Escolas, mas principalmente pelas pessoas da prática de Atenção Primária, porque descreve o nosso dia a dia dentro de uma unidade de saúde da família, por exemplo.”

Quem deseja saber as contribuições que o capítulo escrito pela Profa. Clícia pode trazer para o profissional de Enfermagem, basta ler a apresentação, logo na primeira página:

“Ao final deste capítulo você deverá ser capaz de:
• Conhecer o papel da enfermagem na atenção primária à saúde e no rastreamento do câncer de colo de útero e de mama.
• Realizar a consulta de enfermagem e o processo de enfermagem.
• Realizar exame de mamas.
• Realizar a coleta de material para exame citopatológico.
• Conhecer os agravos ginecológicos mais comuns da mulher.
• Realizar o acolhimento da mulher de forma humanizada.

“Enfermagem em Saúde da Mulher” pode ser encontrado na Biblioteca Central da UNIFAL-MG ou adquirido nas principais livrarias do país.

Informações: Ana Carolina Araújo - Jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG