Professor da Escola de Enfermagem participa de evento na UFU

Denis da Silva Moreira integrou a mesa-redonda sobre pesquisa qualitativa

No dia 02/09, o professor da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG,  Denis da Silva Moreira, participou do 1º fórum da disciplina: Introdução à Pesquisa Qualitativa em Saúde do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPCSA) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O evento fez parte do encerramento das atividades da referida disciplina e teve como objetivos, compartilhar, divulgar e promover conhecimentos relacionados à metodologia de pesquisa qualitativa, entre a comunidade científica interna e externa da universidade e iniciantes em pesquisa, nas diversas áreas das ciências da saúde da UFU.

As atividades do eventos consistiram em oficinas sobre algumas ferramentas e métodos utilizados no contexto da pesquisa qualitativa (photo voice, grupo focal, etnografia e caderno de campo e entrevista em profundidade); apresentação de projetos de pesquisa dos alunos do PPCSA e uma mesa-redonda que abordou a temática "Panorama da pesquisa qualitativa em saúde: como eu faço?".

A mesa foi de natureza interdisciplinar, pois havia representantes das áreas psicologia, farmácia, odontologia, fisioterapia e enfermagem. Para a área de conhecimento de enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais indicou o Prof. Denis para abordar o tema proposto.

Na oportunidade, discorreu-se sobre o conceito da pesquisa qualitativa, os pressupostos, referenciais teóricos - metodológicos, que abarcam o contexto da pesquisa qualitativa e os desafios inerentes ao processo de desenvolvimento de projetos de pesquisa qualitativa na área da saúde.

Galeria de imagens

Com informações e fotos: Denis da Silva Moreira, professor da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG