Professor da UNIFAL-MG é premiado como "Profissional GIS do Ano"

Clibson dos Santos foi agraciado durante Encontro de Usuários ESRI Brasil realizado no RJ
Premiação Profissional GIS do Ano - Área de Educação
Prof. Clibson Alves dos Santos (UNIFAL-MG) e o gerente da Área de Educação da Imagem/ESRI, Abimael Cereda Júnior

Na semana passada, o professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, Clibson Alves dos Santos, foi agraciado com o prêmio de Profissional GIS* do Ano – Área de Educação, concedido pela empresa Imagem – Inteligência Geográfica, distribuidora no Brasil da plataforma tecnológica ArcGIS.

A empresa é líder do mercado nacional e mundial na área de geotecnologias, abrangendo soluções corporativas aplicadas à Segurança Nacional, Governo Federal, Estadual e Municipal, Negócios, Recursos Naturais, Utilities e Educação. A premiação ocorreu no dia 30/06, durante o Encontro de Usuários ESRI Brasil (Eu ESRI 2015), realizado na cidade do Rio de Janeiro.

“A premiação foi o reconhecimento de atividades desenvolvidas no âmbito do PIBID Geografia/UNIFAL-MG, projeto de Extensão e aplicações didáticas em disciplinas no curso de Geografia - Licenciatura, utilizando a Plataforma ArcGIS OnLine”, explica o contemplado.

De acordo com Prof. Clibson, desde 2013, o grupo discute formas de inserir a pesquisa e o ensino contextualizado na educação básica, utilizando para isso, recursos da plataforma que permitem integrar a coleta, análise e a exposição de dados por meio da produção de aplicativos web, que podem ser utilizados como apoio didático aos conteúdos escolares.

O professor explica que o uso interdisciplinar das geotecnologias tem sido amplamente utilizados como recurso didático em diversos países, uma vez que se considera que o objeto de estudo da maioria das disciplinas podem ser representados e compreendidos espacialmente. “Recentemente a Finlândia, considerado o país com a melhor educação do mundo, adotou a transdisciplinaridade nas escolas, abolindo a separação dos conteúdos em materiais. Nesse contexto, o país utilizou Geografia e o GIS (Geographic Information Science) como base para a renovação do currículo escolar”, afirma.

Prof. Clibson comenta que no ano de 2013, os Estados Unidos lançaram o projeto ConnectED Initiative, que visou propiciar o uso da internet e tecnologias para o ensino inovador nas escolas de ensino fundamental e médio. Neste ano de 2015, o governo americano firmou um contrato de $1 bilhão com a ESRI para que todas as escolas do país tivessem gratuitamente o acesso a plataforma ArcGIS OnLine. “O uso dessa plataforma por alunos e professores, amplia as possibilidades de ensino transdisciplinar, inovador e contextualizado, possibilitando a autonomia e a construção do conhecimento de forma estruturada por meio da inteligência geográfica”, relata, citando técnicas pedagógicas inovadoras como Flipped Classroom (sala de aula invertida), facilitadas por meio dos recursos disponíveis. Participam também dessa iniciativa que pretende conectar mais de 20 milhões de estudantes em dois anos, as empresas Apple, Microsoft e Amazon.

“Na UNIFAL-MG, temos desenvolvido projetos que utilizam a Plataforma Story Maps (ArcGIS OnLine) para introduzir a discussão sobre pesquisa com alunos do ensino fundamental e médio, sendo desenvolvidos projetos sobre Patrimônio Edificado de Alfenas (Geografia Urbana e Patrimônio Histórico) como alunos da Escola Estadual Samuel Engel e Projeto sobre Fontes Urbanas, desenvolvidos no âmbito do PIBID Geografia e o projeto de Extensão “GeoApp: produção de web aplicativos como apoio didático no ensino de Geografia e áreas a fins””, conta. Conforme Prof. Clibson, os grupos utilizam os recursos da plataforma para discutir a produção de material didático, aproveitando a concepção dos objetos educacionais, no âmbito da disciplina de Recursos Naturais do Brasil para o curso de Geografia - Licenciatura da UNIFAL-MG.

“Divido essa premiação com os bolsistas do PIBID Geografia, a Profa. Maria Elenize (E. E. Samuel Engel), o Prof. Paulo Henrique (Coordenador PIBID Geografia), os graduandos do Curso de Geografia e também aos alunos e os professores das E. E Samuel, E. E. Judith Viana e a E.M.E F. Antônio J. Vieira (Polivalente) que acreditaram na nossa proposta de pensar de forma inovadora o ensino. O premio nos fortalece e motiva a continuar discutindo formas mais eficientes de auxiliar na construção do conhecimento no âmbito escolar”, destacou.

As experiências da UNIFAL-MG também ganharam destaque na Campanha 5 Desafios Coorporativos Solucionados com o Uso de Mapas, na Área de Coleta de Dados, que mostra cases de sucesso em diversos segmentos que utilizam a inteligência geográfica para tomar decisões. Entre elas, destacam-se empresas como COCAMAR, Natura Ekos, Prefeitura do RIO, UNIMED – BH, FIAT, SABESP, CARREFOUR, PORTO SEGURO e UNICAMP.

*A sigla GIS significa Geographical Information Science, termo em inglês para Sistemas de Informações Geográficas (SIG) ou Geoprocessamento. Essas tecnológicas estão no âmbito das Geotecnologias que consistem num conjunto de recursos que envolvem a coleta, integração e análise de dados geoespaciais, ou seja, dados que possam ser representados espacialmente. Entre as técnicas utilizadas estão o Sensoriamento Remoto (Imagens de Satélite), GPS, Cartografia, Geoprocessamento, Aerofotogrametria, entre outros.

Acesse também:

Informações e fotos: Clibson Alves dos Santos, professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG