Professor da UNIFAL-MG participa do 1º Startup Maker Varginha

Evento foi realizado na Cidade Universitária do Unis-MG

No último final de semana foi realizado o 1º Startup Maker Varginha, na Cidade Universitária do Unis-MG e o professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha, Hélio Lemes Costa Jr, conduziu as atividades junto à Raíssa Fernandes, da empresa Avoa de Santa Rita do Sapucaí.

O Prof. Hélio foi convidado pelo Sebrae para participar como facilitador no evento, devido a sua atuação na área de empreendedorismo e inovação no Sul de Minas, pois é membro do ecossistema de inovação local.

O evento teve duração de 54 horas, durante um fim de semana, e reuniu os makers (pessoas que gostam de tecnologia e engenharia e querem construir coisas) com o objetivo de criarem um produto inovador, que possa vir ser comercializado. Ele seguiu o mesmo modelo dos Startup Weekends, realizado pela Techstars com o apoio do Google for Entrepreneurs e se diferenciou porque houve a exigência da criação de algo físico (hardware), além do desenvolvimento de software e de um modelo de negócios viável para o produto.

Mais de 30 jovens participaram do encontro, desenvolvendo projetos voltados para segurança automobilística, gestão de consumo de gás e eletricidade, automação de supermercados, equipamento agrícola voltado para o café, etc.

Com informações e fotos: Hélio Lemes Costa Jr., professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha