Professores e alunos em atividades acadêmicas na Espanha

Universidade participou da realização do Encontro Internacional de Viaxeiros

De 01 a 07/06, professores e alunos integrantes do Programa de Mestrado Profissional em História Ibérica e alunos do curso de graduação em História participaram de eventos acadêmicos na Espanha, especificamente na Universidad de Granada (UGR) e na Universidade de Santiago de Compostela (USC). Participaram dos eventos: Prof. Adailson José Rui, Profa. Fabiana de Oliveira, Profa. Adriana Vidotte, e os alunos Jordano Viçose, Erica Viana Albarral, Thomas Carvalho Ribeiro, Marcelo Polo e Alda de Souza Pereira.

Entre as atividades realizadas na Universidad de Granada, destaca-se a reunião com a diretora da Faculdad de Educación, professora Maria de la Encarnación Cambil Hernandez, e com os professores, Guadalupe Romero Sanchez e Antonio Raphael Hernandez Paradas. "Com eles tratamos da realização de trabalhos em conjunto, via convênio estabelecido entre a UNIFAL-MG e a UGR, bem como da elaboração de calendário de atividades a serem realizadas a partir do segundo semestre do presente ano", explica Profa. Fabiana. Dentre as atividades destacadas pela professora, estão os preparativos para a realização do I Congreso Internacional - Educación y Historia a ser realizado de 31 de maio a 02 de junho de 2018 na Universidade de Granada. A responsabilidade pela organização do evento é uma parceria da Faculdad de Educación (UGR) com o Programa de Mestrado Profissional em História Ibérica (UNIFAL-MG). A primeira circular contendo as primeiras informações referentes ao referido Congresso – programação, envio de resumos, período de inscrição e taxa será divulgada em setembro de 2017.

Na Universidade de Santiago de Compostela foi realizado o II Encontro Internacional Viaxeiros: transitando pola Idade Média, de 05 a 07/06, evento cuja organização esteve sob a responsabilidade da professora Marta Cendón Fernandez (Pós-Graduação em História da Arte/USC) e do professor Adailson José Rui (PPGHI/UNIFAL-MG). As comunicações apresentadas no congresso reuniram pesquisas relativas ao tema das viagens na Idade Média de forma concreta ou metafórica e estiveram reunidos pesquisadores da Espanha, Brasil e Itália (https://viaxeirosii.wixsite.com/segundoencontro).

"A realização do II Encontro Internacional Viaxeiros foi um marco no processo de colaboração e desenvolvimento de trabalhos entre professores da USC e da UNIFAL-MG no campo da História Medieval processo iniciado em 2014, a partir da participação de professores daquela Instituição de Ensino no I Congresso Internacional – Península Ibérica: Antiguidade, Medievo e suas projeções para o século XVI, evento realizado nas dependências da UNIFAL-MG", diz.

Conforme Profa. Fabiana, a continuidade dessa colaboração com a Universidade de Santiago de Compostela está prevista mediante a realização de atividades de ensino e pesquisa a serem desenvolvidas ainda em 2017 e também ao longo do próximo ano, culminando com a realização do III Congresso Internacional Península Ibérica a ser realizado na UNIFAL-MG no segundo semestre de 2018. Os primeiros resultados em forma de publicação - livro e artigos- serão lançados neste ano.

Com informações e fotos: Fabiana de Oliveira e Adailson José Rui, professores do Programa de Mestrado Profissional em História Ibérica da UNIFAL-MG