Professores e alunos da UNIFAL-MG se destacam em Encontro Mineiro de Estatística

Evento aconteceu em Belo Horizonte, na UFMG

A UNIFAL-MG teve participação expressiva no XV Encontro Mineiro de Estatística (MGEST), realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Ao todo, 45 pesquisadores, entre docentes e discentes vinculados aos campus de Varginha e Alfenas, foram responsáveis pela apresentação de 28 trabalhos, resultantes de pesquisa em aplicações e metodologia estatística. Além disso, alguns professores integraram a equipe do evento, atuando na organização, preleção de conferências/minicursos e recebimento de premiações.

A professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da UNIFAL-MG campus Varginha, Letícia Milani, foi presidente da comissão organizadora do MGEST local em 2016 e, este ano, participou da comissão científica do evento na seleção/avaliação de trabalhos e determinação das temáticas que seriam discutidas. O professor Reinaldo Marques, também do ICSA, proferiu a palestra “Monte Carlo and interacting particle strategies for stochastic process” na sessão temática de Processos Estocáticos. O tema é relativo ao trabalho de doutorado conduzido pelo docente junto ao “Statistics for Innovation Center”.

O docente Eric Ferreira, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas (ICEX), da UNIFAL-MG campus Alfenas, ministrou o minicurso “Como publicar artigos de qualidade em estatística”, no qual discutiu algumas métricas de avaliação de relevância de publicações científicas. O professor Eric, atualmente, lida com o tema de pesquisa, além de ser editor chefe da Revista Sigmae. Vale lembrar que a Sigmae tem como escopo as áreas de matemática e estatística teórica e aplicada.

Outro destaque foi o trabalho “Cadeias de Markov ocultas aplicado a dados de notificação de casos de Dengue em Lavras-MG”, desenvolvido pelo professor Deive Oliveira, do ICSA, que foi considerado a 3ª melhor comunicação oral do evento. A pesquisa, desenvolvida em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), aplica metodologia estatística na determinação de janelas endêmicas de dengue. O trabalho tem forte impacto na orientação de políticas para planejamento de ações de prevenção/atuação contra a dengue.

O encontro ocorreu em outubro de 2017 e congregou a comunidade estatística mineira em de conferências, mesas redondas, minicursos, sessões de comunicação oral e pôsteres. Nomes importantes da estatística nacional e de inserção internacional participaram do evento. Citam-se as conferências de Dani Gamerman (UFRJ), Carlos Alberto Bragança Pereira (IME-USP), Paulo Justiniano (UFPR), Renato Assunção (UFMG) e Renato Ribeiro Lima (UFLA).

A próxima edição do MGEST será realizada em maio de 2019 em Juiz de Fora.

Informações e fotos: Eric Batista Ferreira, professor do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG