Professores/empreendedores da UNIFAL-MG participam de Programa de Pré-Incubação

Cinco dos 11 projetos contam com o apoio de docentes da Universidade

No dia 26/10, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec) da UNIFAL-MG inaugurou o Programa de Pré-Incubação. O programa tem como objetivo fortalecer e apoiar ideias inovadoras, visando trazer a fundamentação de negócios para que grandes ideias se tornem empresas de sucesso. A Pré-Incubação é um programa voltado para empreendedores que precisam de suporte e orientação para transformar suas ideias em um negócio.

Dos 11 projetos pré-incubados, cinco contam com a participação de professores da Universidade, são eles: Startopee com os professores Simone Botelho e Flavio Barbieri; Libélulas com o professor Rogério Grassetto; Synthetic Bones com professora Mirta Mir; RGBA com os professores Paulo Bressan e Arthur Justiniano e a Research.ai com o professor Humberto Brandão. Desta forma, atualmente são sete professores com empreendimentos Pré-Incubados, segundo a NidusTec, um dado muito importante para o ecossistema, visto que os professores são grandes influenciadores de pessoas, principalmente, dos alunos da própria Universidade.

"A presença de professores no processo de geração de empreendimentos é muito significativo, pois indica o início de uma mudança da cultura", comenta o consultor de negócios da NidusTec, Rodrigo de Deus Alves. Segundo ele, a tendência é que esses professores estimulem os seus alunos a empreenderem, a se tornarem donos dos seus próprios negócios, despertando a vontade de tirarem suas ideias do papel, e fazerem dessas ideias seus futuros empreendimentos. "Um grande exemplo é do professor Flávio Barbieri, que já possui uma empresa incubada há dois anos, a Search on Math, e agora também faz parte de um projeto pré-Incubado juntamente à professora Simone Botelho, com a Startopee", destaca. O projeto conta também com a presença de alunos de graduação e pós-graduação da Universidade.

Conforme Rodrigo, essa parceria é essencial para a Universidade, pois o objetivo do programa de Pré-Incubação é atrair e estimular alunos, professores e empreendedores locais, a se tornarem profissionais maduros e com tecnologias robustas, prontas para se tornarem empresas e desempenhar um excelente papel no desenvolvimento econômico em todas as esferas.

Com informações: Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec) da UNIFAL-MG