Professores de Libras da UNIFAL-MG comentam tema da redação do Enem 2017

“Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, realizado neste domingo, 05/11, trouxe a baila 4 ‘textos motivadores’: 1-Recorte da Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015) que trata do direito à educação bilíngue das pessoas surdas. 2-Matrículas de Surdos na Educação Básica {Educação Especial}. 3-Acesso ao mercado de trabalho e 4-Perspectiva histórica da educação de surdos no Brasil.

De acordo com os professores de Libras da UNIFAL-MG, Thais Abreu e Rafael Carlos, a educação bilíngue é uma proposta de ensino que preconiza o acesso a duas línguas no contexto escolar, considerando a Língua de Sinais como língua natural da pessoa surda e a Língua Portuguesa como segunda língua-modalidade escrita. No entanto, apesar da legislação reconhecer a situação de bilinguismo dos surdos brasileiros, ainda são ignoradas suas condições de cidadãos bilíngues.

Em relação aos demais temas motivadores, os professores relatam que embora tenha ocorrido mudanças, diversos desafios despontam para a verdadeira inclusão de surdos. "É só pensarmos em um aluno ou funcionário surdo em meio a 30 alunos ouvintes. Como seria o dia a dia desse surdo que se comunica por Libras? Como é a relação com seu professor (ouvinte)? Qual tipo de relação linguística ele estabelece com os demais?", enfatizam.

Para os professores, a Libras (uma língua nacional, oficializada) deveria ser ofertada nas instituições de educação básica como disciplina obrigatória, assim como são ofertadas as línguas estrangeiras. Mas, como os surdos fazem parte de uma minoria linguística, é muito normal o pensamento de que eles devem aprender a língua portuguesa e não os ouvintes a Libras. Comumente, no contexto escolar, sem amigos e professores que saibam sua língua, o aluno surdo torna-se dependente do profissional intérprete de Libras para qualquer ação que deseja realizar.

"Muitos do que realizaram o exame foram pegos de surpresa e me relataram ter argumentado na redação do Enem-2017, “vivenciar a experiência de um colega surdo na sala de aula, mas, não se lembrar da temática ter sido apresentada em sala/escola”. Isso nos leva a refletir sobre a necessidade das instituições de ensino públicas e privadas apoiarem na comunidade escolar desde a educação infantil, o uso e a difusão de Libras, proporcionando além da inclusão social, uma inclusão linguística", destaca Prof. Rafael.

Este ano, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Inep aplicou de forma experimental a videoprova em Libras para os candidatos surdos, que fizeram solicitação no prazo estipulado. A prova foi disponibilizada em formato de vídeo com as questões da prova traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais. As questões apresentadas em Libras por meio do vídeo também puderam ser acompanhadas no caderno de questões impresso.

A aluna surda, usuária de Libras do curso de Extensão ‘Pré-Enem” ofertado pela UNIFAL-MG, realizou ontem o exame por meio da videoprova. Para Elaine, o tema proposto para a redação, serve para dar visibilidade à educação de surdos enquanto movimento que busca pela garantia à uma educação de qualidade para todos. Se aprovada no exame, Elaine pretende cursar Licenciatura em Pedagogia na UNIFAL-MG.

"Precisamos cada vez mais de contribuições efetivas das instituições para que os serviços e locais se constituam em ambientes acessíveis. Não podemos pausar o processo de construção do conhecimento referindo-se a temática. Não há pretexto: é preciso se preparar e se adequar à esta realidade presente em todos os âmbitos na sociedade. De nada adianta a oferta de educação/trabalho para todos se não houver COMUNICAÇÃO para todos", finalizam os docentes.

Link para acesso ao simulado videoprova de Libras: http://simuladolibras.coperve.ufsc.br/