Professores do PROFIAP colaboram com a gestão pública

Iniciativas contribuem para a formação de estudantes, vereadores e comunidade da região

Os professores do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) do campus Varginha da UNIFAL-MG têm colaborado com a gestão pública por meio de várias ações.

Na sexta-feira, 02/06, na Câmara Municipal de Varginha, os professores Leandro Rivelli Teixeira Nogueira (diretor do campus Varginha) e a Profa. Maria Aparecida Curi realizaram a palestra “Leis Orçamentárias”. Foram abordadas várias questões técnicas à respeito de leis que permeiam o orçamento público.

No mesmo dia, o Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza, por meio do termo de parceria existente entre a Câmara Municipal de Três Corações e a UNIFAL-MG, se reuniu com a diretora legislativa da Casa, Mariana Tavares dos Santos, que apresentou informações detalhadas sobre as rotinas e processos do departamento.

Depois de conhecer melhor o funcionamento das rotinas e processos, a proposta é de que o professor da UNIFAL-MG colabore com a construção de soluções inovadoras. A partir deste suporte, a Mesa Diretora pretende aperfeiçoar o processo legislativo, de modo a torná-lo cada vez mais dinâmico, transparente e participativo.

Na quinta-feira, dia 08/06, a professora Maria Aparecida Curi apresentou na Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Três Corações, a palestra “Contabilidade no Setor Público”, durante a palestra, a professora abordou aspectos relevantes sobre o assunto, de modo a colaborar com a formação dos vereadores e comunidade em geral, sobre esse importante tema da Gestão Pública. Tal palestra compõe o projeto de extensão denominado “Desafios da Gestão Pública”.

Também, durante a semana, o Prof. Hélio Lemes, coordenador do PROFIAP, foi até Brasília, à convite da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para ser avaliador das iniciativas inovadoras que concorrem no Concurso Inovação no Setor Público, que é promovido anualmente, desde 1996, pela Enap, em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

Além do termo de parceria existente entre a Câmara Municipal de Três Corações, também foi assinado termo similar entre a UNIFAL-MG e a Câmara Municipal de Varginha.

Através dessas e outras ações, a UNIFAL-MG tem cumprido seu papel de modificar o entorno de onde está inserida.

Links:

Informações: Paulo Roberto Rodrigues de Souza, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha