Professores da UNIFAL-MG recebem "Cidadania Honorária Varginhense"

Versão para impressãoEnviar por email
Câmara Municipal de Varginha homenageou docentes pelos serviços prestados à cidade

A Câmara Municipal de Varginha concedeu o título de Cidadania Honorária Varginhense aos docentes da UNIFAL-MG, o reitor Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, e o professor Paulo César de Oliveira, em sessão solene realizada no dia 02/06, que reuniu autoridades e também familiares e amigos dos homenageados.

Propostas pelo vereador Rogério Bueno, as honrarias foram aprovadas por unanimidade pelos demais vereadores que reconheceram os relevantes serviços prestados pelos docentes da Instituição àquela comunidade. “Consideramos que os homenageados contribuem, sobremaneira, para educação e cultura da sociedade e, por isso, é justo e merecedores da homenagem proposta”, diz a redação da proposta.  

“Nós nos sentimos lisonjeados em poder homenageá-los esta noite em nome de toda comunidade do município de Varginha e conferir esses títulos para, de certa forma, externar aquilo que já é na prática: vocês já são cidadãos varginhenses e já têm grandes compromissos com Varginha. Então eu quero dizer que, para nós, vereadores dessa Casa, pelos os que estão aqui e pelos os que não puderam estar presentes, é um honra tê-los em nosso município enriquecendo de tão grande forma a sociedade varginhense, com o trabalho de vocês, dando condições melhores para os jovens do nosso município, e tantos outros que aqui procuram acessar uma educação de qualidade pública e gratuita”, disse o autor da proposição.

Em pronunciamento, Prof. Paulo César enfatizou que a homenagem é dedicada à Instituição e não aos trabalhos individuais, portanto, o que deve prevalecer é a UNIFAL-MG como obra, também presente em Varginha.

O homenageado também narrou a história do vínculo que tem com Varginha, onde reside com sua família e agradeceu ao título concedido, discursando: “Não tenho na minha vida, nada que me faça merecedor dessa honraria que hoje recebo. Também nada poderei retribuir ao caro vereador e amigo, Rogério Bueno, pela proposição e aos senhores vereadores por tê-la aprovado. Trata-se de uma homenagem desinteressada, livre, pura e é justamente por isso que eu a aceito de bom coração. Aceito esse título e o encargo que dele deriva, e não o tratarei como uma simples formalidade”, disse.

Em discurso, o reitor recordou o empenho do ex-prefeito Mauro Teixeira, já falecido, que tanto lutou para a implantação da unidade da UNIFAL-MG em Varginha. Prof. Paulo Márcio também destacou a importância do título, dizendo: “Em minha opinião, essa homenagem de Cidadania Honorária é uma homenagem belíssima, porque traz em si uma palavra muito forte de acolhimento. Eu me sinto hoje extremamente bem acolhido, bem recebido em Varginha, me tornando nesse ato filho dessa cidade, ainda que adotivo”.

Expressando gratidão, o reitor compartilhou a homenagem com todos os colegas e amigos da UNIFAL-MG. “Como nós reconhecemos essa homenagem em nome da Universidade, eu queria recebê-la também de uma forma compartilhada com os queridos amigos que estão aqui da UNIFAL-MG, esta noite, porque são pessoas extremamente importantes para o projeto da Universidade”, afirmou, acrescentando: “Hoje, como filho de Varginha, já fui buscar no hino dessa cidade, um verso que diz que são as escolas de alto nível que conduzem Varginha ao sucesso. Portanto, a UNIFAL-MG com muita alegria e satisfação, quer isso mesmo, contribuir muito para o desenvolvimento dessa belíssima cidade de Varginha”.

SOBRE OS HOMENAGEADOS

Paulo César de Oliveira nasceu na cidade de Três Pontas em 1964, filho de Sebastião Lázaro de Oliveira e Ana Maria de Oliveira. É licenciado em Filosofia pela PUC-MG. Bacharel em Teologia pela PUC-RJ, mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino em Roma,  mestre em Filosofia  pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino em Roma, doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino em Roma. Atualmente faz parte do corpo docente da Universidade Federal de ALfenas. Trabalhou em universidades privadas como professor, coordenador de curso e diretor. Foi professor adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei, onde coordenou o curso de Filosofia. É membro do BASIs - Banco de Avaliadores do INEP/MEC; membro-fundador da ALFE (Associação Latino-americana de Filosofia da Educação); membro do Grupo de Pesquisa “Filosofia, História e Teoria Social” da UNIFAL-MG. Desenvolve atualmente projetos de pesquisa na área de Fundamentos Filosóficos da Educação Moderna e Contemporânea. Tem experiência na área de Educação, Filosofia e Teologia, com ênfase em Fundamentos da Educação, Ética e Filosofia Contemporânea atuando principalmente e nos seguintes temas: Teoria Crítica, Pós-Modernismo, Avaliação, Inclusão Escolar e Social. Suas atividades de extensão estão vinculadas à formação de lideranças.

Paulo Márcio de Faria e Silva nasceu em Campina Verde-MG, no Triângulo Mineiro, no ano de 1965, filho de Juvenil da Silva e Gercina Maria de Faria e Silva. É farmacêutico-bioquímico graduado pela Universidade Federal de Alfenas, especialista em Microbiologia pela Universidade Federal de Alfenas, mestre e doutor em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor associado III do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG; professor das disciplinas de Microbiologia Geral, Imunologia Geral, Imunologia I e II, Controle de Qualidade Microbiológico de Fármacos e Medicamentos nos cursos de graduação. Professor das disciplinas de Didático e Controle de Microbiológico de Medicamentos do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Farmacêuticas. Professor de Imunologia Clínica, Controle de Qualidade Microbiológica e Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar em cursos de pós-graduação lato sensu da UNIFAL-MG. Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa de 2001 a 2005, aprovação do primeiro mestrado de pós-graduação da UNIFAL-MG pela Capes. Assessor de Planejamento de 2005 a 2009, membro da Comissão de Modelos do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad); participação efetiva nos programas de expansão da UNIFAL-MG, interlocutor institucional do programa REUNI junto ao MEC; presidente da Comissão do Estatuto e do Regimento Geral da Universidade Federal de Alfenas; participação efetiva na criação e implantação do Núcleo Controle de Qualidade da UNIFAL-MG, ocupando atualmente as funções de diretor substituto e gerente de Controle de Qualidade substituto, responsável pelo Controle de Qualidade Microbiológica. Membro do Grupo de Pesquisa “Biologia Celular, Molecular e de Micro-organismos”, coordenador de projetos científicos financiados pela Fapemig, CNPq e Finep. Membro da Sociedade Científica da Sociedade Brasileira de Protozoologia , Sociedade Brasileira de Microscopia, Eletrônica, Sociedade Brasileira de Biologia Celular, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e da Associação  Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Atual reitor da Universidade Federal de Alfenas desde 2010, no segundo mandato. Atual presidente do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes), que presidiu entre 2011 e 2012; 3º vice-presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), presidente da Comissão de Política de Recursos Humanos da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), onde também integra a Comissão de Orçamento.

Confira o vídeo da solenidade disponibilizado pela Câmara Municipal de Varginha

Fotos: Câmara Municipal de Varginha