Docente representa a UNIFAL-MG em encontro internacional realizado no México

Versão para impressãoEnviar por email
Prof. Italo Oscar Riccardi León participou de mesa-redonda no fórum "Virtual Educa"
Da esquerda para a direita: Prof. Vinícius Menezes de Oliveira (FURG), diretor de Tecnologia e Inovação; Profa. Rossana Valéria de Souza e Silva, diretora executiva do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB); representante da área de projetos e convênios da Organização de Estados Americanos (OEA); Profa. Maria Lúcia Cavalli Neder, reitora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Prof. Italo Oscar Riccardi León, professor do ICHL-DL, representante da UNIFAL-MG no evento

Representada pelo professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Italo Oscar Riccardi León, do Departamento de Letras (DL), a UNIFAL-MG esteve presente no 16º Encontro Internacional Virtual Educa 2015, realizado de 22 a 26/06, na cidade de Guadalajara, México.

Durante o evento, o Prof. Italo, que já foi responsável pela edição realizada no Brasil em 2007, integrou a mesa-redonda: "La innovación en la Educación Superior Brasileña - Universidades Brasileñas: Innov@ación e Internacionalización" promovida pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), do qual a Universidade faz parte por mediação da Assessoria de Relações Interinstitucionais (ARINTER) e do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, 2º vice-presidente do GCUB.

O Virtual Educa é uma iniciativa estabelecida a partir de 2001 pela Organização dos Estados Americanos (OEA) para promover inovação por meio da Educação e utilização das TICs, assim como o intercâmbio e a troca de experiências.

De acordo com o Prof. Italo, o evento, conhecido como o “Encontro de encontros”, possui um vasto perfil institucional e tem contado com a participação de prestigiosos representantes de sistemas educacionais de diversos países, pesquisadores e também parlamentares, entre outros. “O Virtual Educa ocorre anualmente no mês de junho, tendo sempre um grande reconhecimento como um evento-chave para a Educação, Inovação e TICs no escopo latino-americano e caribenho e do qual o Brasil faz parte”, enfatiza.

O objetivo deste Fórum é consolidar um espaço para reflexão e análise da Educação no Século XXI, focada na inovação como transformador social. “Até a presente data já foram mais de 60 mil especialistas participantes presencialmente, e mais 250 mil on-line nas quinze edições anteriores”, comenta.

A coordenação da mesa-redonda, ocorrida no dia 25/06, ficou a cargo da diretora executiva do GCUB, Profa. Dra. Rossana Valéria de Souza e Silva, e além do Prof. Ítalo, contou também com a participação da reitora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Profa. Maria Lúcia Cavalli Neder, e do diretor de Tecnologia e Inovação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Prof. Vinícius Menezes de Oliveira.

Comentando a participação no encontro, Prof. Italo ressaltou: "Sem dúvida, foi muito honroso ter podido representar a UNIFAL-MG neste encontro internacional anual, sendo que o próximo ano será realizado em San Juan, capital de Porto Rico; a participação da UNIFAL-MG abre possibilidades significativas de interações de caráter internacional e também de novas parcerias e convênios por meio de sua inserção no Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), um aspecto que a UNIFAL-MG vem aos poucos consolidando e que já está permitindo intercâmbios entre nossos discentes e professores através da Graduação, Pós-Graduação e surgem efetivas condições para que a Extensão também se possa beneficiar."

Sobre o Grupo Coimbra

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) foi formalmente constituído como associação de dirigentes universitários no ano de 2008, em Brasília-DF, e é composto por universidades federais, estaduais, confessionais ou comunitárias.

Por intermédio da Universidade de Coimbra, a mais antiga do mundo lusófono, o Grupo integra-se à linhagem das universidades arcanas do mundo ocidental, reunidas no Grupo Coimbra de Universidades Europeias, com o qual mantém, estatutariamente, vínculos de intercâmbio científico, pedagógico e cultural.

Um dos objetivos do grupo é promover a integração interinstitucional e internacional, mediante programas de mobilidade docente e discente, contribuindo para o processo de internacionalização soberana da rede universitária nacional com suas contrapartes estrangeiras.

Informações e fotos: Italo Oscar Riccardi León, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG