Professor da UNIFAL-MG participa de missão espanhola no Monte Testaccio

Atividade envolveu coleta de dados e organização de documentação arqueológica

Recentemente, o professor Claudio Umpierrre Carlan, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade, participou de uma missão espanhola no sítio arqueológico Monte Testaccio em Roma, na Itália, como professor visitante em estágio técnico-científico/apoio da FAPEMIG (ETC-00020-14).

Os trabalhos envolveram coleta de dados e organização de documentação arqueológica no bairro criado durante a ditadura Fascista de Mussolini, na saída de Roma, para abrigar os operários. "No período romano, era saída para porto de Óstia, no final da Muralha construída pelo imperador Aureliano, no século III d.C, até hoje cercando o bairro", explica Prof. Carlan.

Coordenadas pelos professores, José Remesal e Antônio Aguilera, que já estiveram na UNIFAL-MG ministrando uma série de palestras, as atividades estão inseridas no projeto Networks - An introduction with applications to archaeological data - financiado pela União Europeia.

De acordo com Prof. Carlan, trata-se de um importante trabalho realizado com fontes primárias, com mais de 2.000 anos de idade. "Estamos reconstruindo o passado, pouco a pouco, toda rota comercial romana, partindo da Península Ibérica, passando pela Itália, África até o Afeganistão. O que chamamos hoje de globalização, Roma já realizava há mais de 2.500 anos. Essa influência do mundo mediterrâneo, está viva na cultura brasileira, através do processo de colonização, migração entre outros. Falamos um idioma derivado do latim, nossa lei e costumes são baseadas no Direito Romano. Esse é o trabalho do historiador: pesquisar, investigar, passar para seus alunos e publicar suas descobertas", destaca.

As pesquisas do docente contribuem para o curso de História e para o Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI) da UNIFAL-MG, uma vez que além de livros e teorias, os discentes também têm acesso à documentação única e original. "Isso é fundamental para nossos alunos. Aproveito as férias, minha e da minha família, para realizar pesquisas no exterior, não interferindo nos trabalhos na UNIFAL-MG", completa.

Galeria

Informações e fotos: Claudio Umpierre Carlan, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG