Professor da UNIFAL-MG recebe título de Cidadão Honorário

José Antônio Leite foi homenageado pela Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro

O professor aposentado da UNIFAL-MG, José Antônio Leite, recebeu o título de “Cidadão Honorário” da cidade de Carmo do Rio Claro-SP, pelos relevantes serviços prestados àquela comunidade.

A homenagem foi proposta pelo vereador Carlos Henrique Vilela e realizada na Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro no dia 01/04, em sessão solene que contou com a presença de familiares e amigos do Prof. Leite.

“Obras relevantes à comunidade, é até mesmo irônico querer encontrá-las em mim. Tudo o que fiz pelo povo carmelitano, foi trazer aqui alunos da antiga EFOA para campanha de controle da pressão arterial na década de 80. E já fui por isso agraciado, bem acima do merecimento, recebendo, em 04/11/89, o diploma de honra ao Mérito concedido por essa mesma Casa Legislativa”, manifestou o homenageado em discurso, acrescentando: “Adotar um filho exige muita prudência e bom senso. Mas, adotar um filho que já se identifica como tal, é decidir sob o silêncio da razão e o impulso do coração. Esse talvez tenha sido o principal, senão o único motivo, pelo qual a edilidade carmelitana decidiu conceder-me tamanha honraria. Isso significa dizer que os vereadores desta terra, têm visão muito além dos limites da legislação, muito superior ao alcance da mente e muito próximo do que dita o coração, pois esta homenagem não decorre de uma decisão lógica, mas sim afetiva, não aplaude a colheita, mas um lavrador, não louva vitórias, mas sim um guerreiro.”

Natural de Paraguaçu-MG, Prof. Leite mudou-se com a família para Carmo do Rio Claro, com menos de dois meses de idade. Lá passou sua infância e juventude. Formou-se em Farmácia em 1964 na então, Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA) e, em 1965, começou a lecionar na própria EFOA.

Em dezembro de 1971, formou-se na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha, habilitando-se em Física, Matemática e Desenho. No ano de 1979, habilitou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alfenas.

Incansável na busca pela sua especialização acadêmica, o professor habilitou-se em 1981, também em Inspeção e Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé; e em março de 2004 concluiu o Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras.

Nos anos 60 iniciou a sua atividade de magistério, lecionando nos dois colégios que já existiam em Alfenas e no Colégio Estadual, do qual foi um dos fundadores.

Aposentou-se em 1989 no Magistério Público Estadual e em 1992 no  Magistério Público Federal, reconquistando a própria vaga mediante Concurso Público, aposentando-se compulsoriamente no segundo cargo em 2011. Desde então o professor continua lecionando como voluntário na UNIFAL-MG.

Em 29/11/2011 foi condecorado com a medalha HELENA ANTIPOFF “A Mestra do Século XX” e o respectivo diploma que a acompanha, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

É casado com Regina Maura Moreira Leite, natural de Serrania, com quem teve quatro filhos e atualmente, três netos.

“Aqui vivi os meus primeiros vinte anos. Daqui mudei há mais de 50 anos e comigo levei os meus ídolos, não numa memória virtual, mas na memória viva que ainda hoje dirige os meus passos pelos caminhos tortuosos das incertezas e da insegurança do mundo atual. E eles são muitos, muitos que ainda vivem entre nós e muitos outros que só vivem na saudade. Citá-los seria tarefa exaustiva e inoportuna. Quero apenas, então, por justiça, reconhecimento e gratidão, declará-los corresponsáveis pelo mérito que eu possa ter e, com eles, dividir a homenagem que ora recebo”, discorreu.

Com o apoio da UNIFAL-MG, o professor homenageado também colaborou intensamente para a criação do polo da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (UAITEC) em Carmo do Rio Claro.

Nos dizeres finais que mesclaram momentos de alegrias e saudade em seu discurso, Prof. Leite agradeceu: “Senhores vereadores, que grande alegria, que grande emoção me fazem sentir. Depois de tanto tempo ausente, ainda sou recebido como filho da Terra. Outro rumo não pode tomar então a minha fala que não seja agradecer aqueles que me têm em tão grande consideração, quer indicando, apoiando ou aceitando. Esses, que viram grandeza na pequenez, coragem na fragilidade, nobreza na modéstia, mérito na vulgaridade, seguramente fizeram um ato com característica de ousadia e de pureza: ousadia porque pertence ao drama da Terra e pureza porque reflete as Luzes do Céu."

Com informações e fotos: arquivo pessoal do professor José Antônio Leite