Prof. Hélio Lemes publica artigo em revista científica britânica

Versão para impressãoEnviar por email
Trabalho apresenta as relações entre instituições com o desenvolvimento e sustentabilidade

A edição de junho de 2015 do periódico britânico "International Journal of Technology Management and Sustainable Development" traz um artigo de autoria do Prof. Hélio Lemes, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAl-MG em coautoria com a Profa. Ana Lúcia Torkomian, da Universidade Federal de São Carlos, que orientou as pesquisas do Prof. Hélio, durante seus estudos de doutorado no Departamento de Engenharia de Produção, na área de Gestão de Tecnologia e Inovação.

No ano passado, o Prof. Hélio Lemes esteve em uma conferência sobre inovação e relações entre universidade e indústria em Bordj-Bou Arreridj, Argélia, a convite do Prof. Mohammed Saad, Ph.D. Como resultados desta participação na conferência, foi redigido um artigo com o título de "The valley of electronics: Relations between the creation of a school and the building of a successful industrial cluster in Brazil" em parceria com a Profa. Ana Torkomian, que foi publicado no periódico britânico.

"O referido periódico apoia novas filosofias sobre tecnologia e desenvolvimento, a sua relação com a globalização e os problemas da pobreza mundial e da degradação ambiental. A avaliação de artigos é feita por um corpo editorial de especialistas no modo blind-review e explora as condições globais, sociais, econômicas e ambientais em relação à mudança tecnológica e os paradigmas de mercado", conta o pesquisador.

De acordo com o Prof. Hélio, o artigo apresenta as relações entre as instituições de ensino e pesquisa com o desenvolvimento e sustentabilidade do polo tecnológico de Santa Rita do Sapucaí-MG, conhecido como Vale da Eletrônica e pode ser adquirido na íntegra na página da  Intellect ltd.

Informações e fotos: Hélio Lemes Costa Jr., professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha