Programa de Extensão em saúde realiza ação em prol do PSF Nova América

Versão para impressãoEnviar por email
Na ocasião, foram entregues mapas territoriais das áreas de abrangência das equipes

O programa de Extensão "Saúde Integral na Atenção Primária (SIAP)" da UNIFAL-MG, coordenado pelas professoras Monica La Salette Godinho, Simone Albino da Silva, Adriana Barbosa Felipe e pela técnica em assuntos educacionais Lucélia Terra Jonas, fez a entrega de mapas territoriais das áreas de abrangência das equipes da "Estratégia de Saúde da Família - Jardim Nova América I e II" do PSF Nova América, em Alfenas. 

De acordo com a Profa. Simone, os mapas foram elaborados pelas alunas do curso de Enfermagem, Damaris Esther Ribeiro e Carolline de Faria Cordeiro Alves, como atividade de estágio obrigatório em junho, compondo o diagnóstico situacional das duas equipes. "Diante da qualidade do trabalho das mesmas a equipe do SIAP, que também realiza suas atividades na mesma unidade, tomou a iniciativa de imprimi-los, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL- MG", comenta. 

"Desta forma, promoveu-se a integração ensino e extensão na formação dos alunos e com a contribuição para as equipes que acolhem as atividades do curso de Enfermagem, dentre outros. O mapeamento da área de abrangência de uma equipe é um passo básico para a caracterização da população e de seus problemas de saúde, bem como para o planejamento, a execução e a avaliação do impacto dos serviços oferecidos sobre os níveis de saúde dessa população. Além de ser um território solo, que delimita a área de abrangência de uma equipe da Estratégia de Saúde da Família, a área de abrangência é um território, 'processo' que tem vida pulsante, conflitos, interesses diferenciados em jogo, tem projetos e sonhos. Também é um território econômico, ambiental, administrativo, tecnológico, político, social, cultural e epidemiológico e se expressa em permanente mudança", afirmou Simone 

Informações e foto: Simone Albino da Silva, professora da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG