Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig contempla propostas da Universidade

Projetos desenvolvidos por dois pesquisadores da UNIFAL-MG foram aprovados

Dois pesquisadores da UNIFAL-MG foram contemplados na 9ª edição do Programa Pesquisador Mineiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), lançado no Edital 02/2015, cujo resultado foi divulgado na segunda-feira, 29/06.

As propostas submetidas pelos professores, Eduardo Costa de Figueiredo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, e Cláudio Viegas Júnior, do Instituto de Química; foram aprovadas e receberão aproximadamente R$ 80 mil em apoio financeiro para desenvolvimento em um prazo de 24 meses, a partir deste mês de julho.

Os projetos contemplados são:

• Desenvolvimento de polímeros de impressão molecular de acesso restrito e nanotubos de carbono de acesso, e seu emprego na extração direta de toxicantes e fármacos em fluidos biológicos” de autoria do Prof. Eduardo (R$ 50.400,00);
  • “Fármacos multialvo planejados a partir da curcumina: novos candidatos a protótipos de fármacos antitumorais e contra a doença de Alzheimer” de autoria do Prof. Cláudio (R$ 25.200,00).

O objetivo do Programa é financiar, por meio da concessão de apoio financeiro mensal (grants), os planos de trabalho coordenados por pesquisadores vinculados a projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação em desenvolvimento, financiados por instituições de fomento à pesquisa.

Ao todo, serão destinados mais de R$ 8 milhões aos projetos aprovados.

Confira o resultado.