Liga de Genética Humana recebe alunos de ensino médio para experimento com DNA

Versão para impressãoEnviar por email
Atividade proporcionou aprendizado prático ao conhecimento adquirido em sala de aula

O Laboratório de Genética Humana da UNIFAL-MG, coordenado pelo professor do Instituto de Ciências da Natureza (ICN), Angel Maurício Castro Gamero, promoveu, na terça-feira (21/11), uma visita para os alunos do ensino médio da Escola Estadual Judith Viana de Alfenas. Os graduandos que participam da Liga Acadêmica de Genética Humana e Médica da Instituição prepararam um experimento para que os estudantes conseguissem ver o DNA de uma cebola.

Os visitantes foram divididos em duas turmas: enquanto uma aprendia a localização do DNA na célula e alguns dados sobre cromossomos e núcleo celular, a outra executava o experimento com a cebola no laboratório. Em seguida, foi realizado o revezamento das turmas. De acordo com a aluna do 4º período de Biomedicina, Mariela Soldá Ferrari, membro da Liga, o objetivo é fazer com que os alunos tenham uma noção básica, visto que não é possível observar a estrutura molecular como eles aprendem nos livros didáticos.

Os materiais necessários para a atividade foram medidos com antecedência para que os alunos de ensino médio pudessem manipulá-los, misturando os ingredientes e colocando-os em banho maria. No experimento foi usado sal, detergente, gaze como filtro, álcool gelado e gelo.

O professor de Biologia dos alunos da Escola Judith Viana, Marcelo de Souza, comentou que o projeto proporciona uma oportunidade de aprender de modo mais dinâmico, uma vez que realizar uma atividade prática ajuda a dar mais sentido ao conhecimento adquirido em sala de aula por meio dos livros.

SOBRE A LIGA

A Liga Acadêmica de Genética Humana e Médica da UNIFAL-MG, coordenada pelo professor Angel Maurício Castro Gamero, é constituída por 10 alunos de três cursos de graduação diferentes: Biomedicina, Biotecnologia e Medicina, e uma aluna de intercâmbio da pós-graduação.

Galeria de imagens

Colaboração: Rayssa Michele Batista Ferreira, estagiária de Jornalismo