Projeto de extensão "Reconhecimento do Outro" articula novas parcerias e ações

Violência contra a mulher é tema de palestra ministrada por membros do projeto em Varginha

Na última terça-feira, 15/05, membros do Projeto de Extensão “Reconhecimento do Outro: Inclusão, Tolerância e Cidadania”, da UNIFAL-MG, ministraram palestras com o tema “Violência Contra a Mulher”, no Parlamento Jovem de Varginha (iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que visa a formação política de estudantes do ensino médio).

As coordenadoras do projeto, Fernanda Onuma e Juliana Guedes, professoras do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), falaram, respectivamente, sobre "Violência Contra as Mulheres nos Espaços Institucionais de Poder" e apresentaram a pesquisa "Boas Práticas em Políticas Públicas e Prevenção da Violência Contra a Mulher", desenvolvida pela Profa. Juliana durante o doutorado na Universidade de Coimbra.

Já a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS), Sarah Quintão, que integra tanto o projeto da Universidade quanto a Comissão de Assuntos Carcerários da OAB/MG, ministrou a palestra "Reconhecimento do Outro e Leis de Proteção às Mulheres".

O Projeto de Extensão “Reconhecimento do Outro: Inclusão, Tolerância e Cidadania” é composto por docentes e discentes de graduação e de pós-graduação do ICSA e atua na busca pela paz social, por meio do combate a todas as formas de preconceito e intolerância, trabalhando em prol de uma cultura inclusiva e na observância do efetivo exercício dos direitos humanos fundamentais. Para tal, propõe-se a apresentar e a debater conceitos ligados às relações de inclusão de grupos historicamente desprestigiados e à legislação brasileira sobre os direitos fundamentais no país, convidando à reflexão sobre essas temáticas.

Parceria junto à Superintendência Regional de Ensino em Varginha/MG

Em 10/05, os integrantes do projeto se reuniram com  o Superintendente Regional de Ensino, Prof. Erivelton Giovani Ramos, para articular uma parceria entre a ação extensionista da UNIFAL-MG e a SRE em Varginha.  A intenção foi apresentar a iniciativa ao superintendente e solicitar uma parceria entre o “Reconhecimento do Outro: Inclusão, Tolerância e Cidadania” e a Superintendência Regional de Ensino, a fim de possibilitar que o projeto possa envolver mais escolas da região no seu âmbito de atuação.

Na ocasião foram abordados diversos temas relacionados a essência do projeto, sendo que o Prof. Erivelton apresentou uma postura favorável, ao oferecer sugestões em relação a sua forma de desenvolvimento, sinalizando que o mesmo será direcionado à Secretaria de Estado da Educação do Estado de Minas Gerais - SEE/MG.

A reunião contou ainda com a presença da coordenadora do projeto, Profa. Fernanda Onuma, da Presidente da Comissão de Diversidade da 20º Subseção da OAB/MG, Vânia Aparecida da Silva, da Diretora do Sindicato dos Professores - SINPRO, Profa. Mônica Junqueira Cardoso Lacerda, da advogada Sarah Quintão e do bolsista do projeto, Cássio Mateus Firmiano.

Com informações e fotos: Cássio Mateus Firmiano e Sarah Quintão, integrantes do Projeto de Extensão Reconhecimento do Outro: Inclusão, Tolerância e Cidadania