Projeto de extensão resulta em Atlas Virtual para o aprendizado de Histologia

Ferramenta contribui a distância para o aprimoramento das aulas práticas
Estudantes analisam imagens dos tecidos no Atlas Virtual de Histologia

Pensando em uma forma inovadora para o ensino de Histologia (área das Ciências Biológicas e das Ciências da Saúde, dedicada à análise e interpretação de imagens dos tecidos e dos órgãos animais, observadas no microscópio de luz), a professora Manuella Carvalho da Costa, do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG, desenvolveu um projeto de extensão que deu vida a um Atlas Virtual de coleção de lâminas do laboratório de aulas práticas da Universidade.

A proposta “Histologia Interativa” envolve alunos de graduação que já cursaram a disciplina e contribuíram para o desenvolvimento de uma página na Internet onde foi elaborado o Atlas Virtual de Histologia. “Com o avanço dos recursos tecnológicos, é possível documentar de maneira organizada e didática a coleção de lâminas utilizadas durante as aulas práticas de Histologia, tornando-se possível proporcionar aos alunos, um método de estudo a distância muito utilizado por diversas universidades, a fim de complementar o trabalho desenvolvido no sistema presencial”, explica Profa. Manuella, coordenadora do projeto.

Além de possibilitar que os estudantes envolvidos no projeto aprimorem o conteúdo na disciplina, conforme professora Manuella, o Atlas Virtual também auxilia os alunos durante a graduação, bem como as pesquisas de pós-graduação, uma vez que grande parte dos experimentos das áreas biológicas e da saúde utilizam cortes histológicos de origem animal. “É uma excelente fonte de consulta para profissionais e alunos que desejam rever os conceitos básicos de Histologia”, afirma.

Conforme a docente, o Atlas Virtual não substitui o aprendizado em sala de aula, uma vez que objetiva facilitar o aprendizado da disciplina Histologia Básica e dos Sistemas, fazendo com que o aluno associe o conhecimento teórico com o que foi ministrado nas aulas práticas. “De maneira alguma o Atlas Virtual substitui o trabalho realizado em sala de aula, nem descarta a leitura complementar de livros textos”, ressalta, informando que o novo método apresentará apenas legendas relativas às imagens, contribuindo para o entendimento final. “O laminário virtual é uma ferramenta de estudo que permitirá a troca de conhecimentos e experiências entre os estudantes, monitores e professores da disciplina.”

Na página do projeto, é possível encontrar os melhores cortes histológicos do acervo de lâminas do Departamento de Morfologia da UNIFAL-MG, os quais foram analisados pelos estudantes Gabriella Maconi Martins, Isabela Ferreira Corrêa, Josiane Gonçalves e Jovânia Alves Oliveira, que já cursaram a disciplina e realizaram a captura das imagens, com as objetivas nos diferentes aumentos (4, 10 e 40 vezes). O Atlas foi organizado em tópicos, divididos por assunto da disciplina e em cada tópico foram disponibilizadas as imagens das lâminas estudadas em sala de aula, assim como textos explicativos sobre os elementos nelas evidenciados. “Os alunos que participam do projeto se reúnem periodicamente com os orientadores para elaborar e atualizar os capítulos do atlas virtual, selecionando e editando as imagens capturadas consideradas mais adequadas para a compreensão das estruturas e dos tecidos básicos”, complementa.

O Atlas Virtual de Histologia pode ser acessado no endereço: http://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa.

Equipe responsável pelo projeto

Fotos: arquivo pessoal da equipe do projeto de extensão "Histologia Interativa"